A rapper curitibana Karol Conka,
escolhida artista revelação da 20.ª edição do Prêmio Multishow 2013, é uma das
convidadas do programa éCultura especial desta sexta-feira (6). O programa da
TV éParaná (canal 9), que vai ao ar às 18h30, também recebe no estúdio o DJ
Nave, o professor doutorando em educação da Universidade Federal do Paraná,
Marcos de Oliveira, e a publicitária e produtora Brenda Maria. A apresentadora
Tati Ayres vai conversar com os convidados sobre o papel do negro nas artes.
A discussão começa com a exibição do
documentário “Sob a Estrela de Salomão” que traz a história da Sociedade
Operária Beneficente 13 de Maio. Também tem reportagens da vida do artista
plástico Fernão Accioly, do hip hop nas ruas da cidade e o passeio no Museu Oscar
Niemeyer, com a jornalista Vivi Carpes. O programa reprisa no sábado (7), às
13h, e domingo (8), às 17h.
Karol Conka é rapper, cantora,
compositora e considerada uma das principais representantes de rap feminino dos
últimos tempos no País. A cantora escreve desde criança e começou sua carreira
em concurso escolar. No Prêmio Multishow 2013, de terça-feira (3), Karol, a
artista de 25 anos, desbancou Clarice Falcão, fenômeno na internet, Anitta e o
duo Strobo. A categoria foi votada pelo chamado superjúri composto por 11
personalidades da indústria da música e do entretenimento.
Com seu único disco “Batuk Freak” a
cantora também foi indicada à categoria música compartilhada, na qual os
jurados selecionam o melhor álbum oferecido para download gratuito na internet.
Na semana do lançamento foram 20 mil downloads.
DOCUMENTÁRIO – Às 22h desta sexta-feira
(6), o programa éDocumentário mostra os segredos, a arte, problemas e o dia a
dia de uma antiga e difícil profissão. “O Corte do Alfaiate” é um olhar diferente
sobre esse ofício manual que ainda luta pelo seu lugar no mundo mais dominado
pela indústria e mercado de massa. A exibição do documentário marca o Dia do
Alfaiate comemorado nesta sexta.
No sábado (7), a partir das 9h até o
meio-dia, a éParaná transmite ao vivo o desfile cívico em comemoração aos 191
anos da independência do Brasil. Mais tarde, às 16h vai ao ar o programa Terra
Canção, com Beatles Machine e Vicente Ferri. Às 22h o e-Show traz homenagem ao
cantor Emílio Santiago, que marcou a história da arte vocal brasileira. No
“Tributo a Emílio Santiago”, Ciro Morais, um dos mais importantes cantores de
samba do Sul do Brasil, recria os sucessos marcantes do cantor, que morreu
neste ano depois de mais de 40 anos de carreira profissional.
Para fechar o fim de semana, no domingo
(8), às 15h, tem a exibição do documentário “Sob a Estrela de Salomão” que
conta a história pouco conhecida da presença negra em Curitiba a partir da
trajetória de um dos clubes sociais negros mais antigos do Brasil ainda em funcionamento,
herdeiro de parcela do patrimônio cultural da cidade. Às 18h, vai ao ar a
Orquestra de Baixos no programa éEspetáculo. O grupo formado em 2006 apresenta
os mais diversos tipos de música executados apenas por baixos elétricos e
acústicos. O repertório é amplo e variado, passando pelo barroco, clássico e
contemporâneo, além de passar pelo jazz, samba e baião.

Nenhum comentário:
Postar um comentário