terça-feira, 10 de junho de 2014

A obra de Lacerda e Nazareth em recital solo de Eudóxia de Barros na Caixa Cultural

O Brasil sempre foi país reconhecido pela qualidade dos seus pianistas. Entre tantos pianistas, seguramente há lugar de destaque para Eudóxia de Barros, artista que ano passado comemorou os 60 anos da estréia que fez do “Concerto nº 1“, de Villa-Lobos, o qual apresentou como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Eleazar de Carvalho.
Incansável na divulgação da música clássica brasileira, sobretudo de Ernesto Nazareth, de cuja obra é a principal divulgadora, Eudóxia se apresenta no Solo Música, na Caixa Cultural em Curitiba, nesta terça-feira (10), às 20 horas. No dia 11, quarta-feira, realiza às 20 horas uma palestra sobre a obra e vida de Nazareth, também na Caixa Cultural, esta com entrada franca. 
“É uma honra contar com Eudóxia de Barros no projeto Solo Música. Ela tem uma contribuição significativa para a música brasileira, seja na divulgação e entendimento da obra de Nazareth, como executando de compositores como Heitor Villa-Lobos, Almeida Prado, Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu, Chquinha Gonzaga, Francisco Mignone, e, claro, Osvaldo Lacerda”, destaca Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.
Para este recital no Solo Música, Eudóxia preparou obras dos dois compositores de maior significância em sua vida: Osvaldo Lacerda, de quem foi esposa e conviveu até a morte do compositor em 2011, e Ernesto Nazareth, cuja obra compôs o LP “Ouro sobre Azul”, de 1963, o primeiro disco intregralmente dedicado à música do compositor. De Lacerda. Eudóxia interpretará duas valsas homenageando amigos, o “Estudo nº 7”, “Cromos”, do 4º caderno, a “Sonata para cravo ou piano” e o “Estudo nº 12” ( obra dedicada a Eudóxia de Barros). De Nazareth, interpretará entre outras músicas os clássicos “Odeon”, “Brejeiro”, “Apanhei-te cavaquinho” “Espalhafatoso”, “Ouro sobre azul”, “Confidências”, “Escorregando” e , “Coração que sente”. “Será um recital em homenagem a música clássica brasileira, a partir das maiores referências de Eudóxia de Barros”, enfatiza Alvaro Collaço.

Eudóxia de Barros - A pianista nasceu em São Paulo. Estudou com músicos importantes como Mathilde Frediani, Karl Heim, Magda Tagliaferro, Nellie Braga, Lina Pires de Campos, Daisy de Lucca, Olivier Berrnard, Guilherme Fontainha, Mozart Camargo Guarnieri, Sebastian Benda e Roberto Sabbag. Em 1953, com 16 anos, fez a estréia brasileira de o “Concerto nº 1“, de Heitor Villa Lobos, como uma das vencedoras para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eleazar de Carvalho.
A pianista gravou 31 LPs e 14 CDs, além do DVD “Convite à Música” (2007). Para divulgar a obra de Nazareth, em 1976 participou do programa “8 ou 800“, da TV Globo, conduzido por Paulo Gracindo. Em 1977 publicou o livro “Técnica Pianística - Apontamentos Sugeridos pela Prática do Magistério e Concertos”, obra reeditada em 2006. Em 3 de setembro de 1982, casou-se com Osvaldo Lacerda (1927-2011), que lhe dedicou uma enorme quantidade de obras. Integra a Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 14, cujo patrono é Elias Álvares Lobo.
Eudóxia apresentou-se na França (várias vezes na Salle Gaveau de Paris), Suiça, Inglaterra, México e em vários países da América Central e do Sul. Nos Estados Unidos, além de tocar nos teatros The Town Hall e The Carnegie Hall, de Nova Iorque, apresentou-se como solista da “Cleveland Philharmonic”, e da “North Carolina Symphony”.  Em 2009 recebeu a Comenda do Mérito Anhangüera, a mais alta condecoração do Governo de Goiás.

A apresentação de Eudóxia de Barros dentro da Série Solo Música, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural (rua Conselheiro Laurindo, 280), a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Mais informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário