quarta-feira, 18 de junho de 2014

Público da Cinemateca de Curitiba cresce 27% em relação a 2012

Tradicional cinema de rua de Curitiba, a Cinemateca vem experimentando um aumento significativo de público em relação aos anos anteriores. Nos primeiros cinco meses do ano o local recebeu 15% mais pessoas que no mesmo período do ano passado. Em relação a 2012, o aumento é de 27%.
Em números absolutos, 5.957 pessoas frequentaram a Cinemateca entre janeiro e maio de 2014. Em 2013, nos mesmos meses, o público total foi de 5.159 pessoas. Já em 2012, nesse período, 4.694 pessoas frequentaram o espaço.
Os totais não contabilizam sessões de projetos como o Cinema nos Bairros, que acontecem fora da Cinemateca, e outros eventos diferentes de exibições de filmes.
Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, os números demonstram que o espaço está no caminho certo. “Temos buscado diversificar a programação, exibindo tendências vindas dos principais festivais nacionais e internacionais, firmando mais parcerias com consulados e institutos de idiomas para mostras étnicas culturais, intensificando a exibição de curtas e da produção cinematográfica curitibana e paranaense”, afirma.
Cordiolli lembra que o espaço tem estado aberto para produtores e realizadores locais promoverem sessões dos copiões de seus filmes, cabines para a imprensa, coletivas, pré-estreias e debates.  “O realizador local deve enxergar a Cinemateca como sua sala de cinema primordial”, diz.
Um dos que tem usufruído dessa abertura e, consequentemente, contribuído para aumentar os números da Cinemateca, é o produtor cultural Antonio Cava, organizador da mostra Festival Fellini. “As pessoas sentiram a emoção que uniu a Cinemateca com a obra do Fellini e lotaram todas as sessões, uma prova que o espaço continua sendo o coração do cinema de arte da cidade”, afirma.
Cava conta que o espaço é ideal para a realização de seu festival. “Quando pensei em fazer uma homenagem ao cineasta Federico Fellini em 2013, o primeiro lugar que me veio em mente foi a Cinemateca. Fellini dizia que um filme é feito de pinturas ou quadros móveis. A Cinemateca foi criada por cinéfilos e artistas plásticos, é filha do cineclubismo, um lugar ideal para a exibição dos filmes do Fellini, debates e uma exposição para acompanhar o evento”, explica o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário