quarta-feira, 18 de junho de 2014

Museus do Governo do Estado ficam abertos durante o feriado de Corpus Christi

Quem for ao Museu Paranaense poderá conferir exposições que revelam curiosidades da história do Estado, como a mostra “Paraná Espanhol”, que traz detalhes históricos sobre os primeiros europeus que estiveram no território que viria a ser o Paraná. Há também a exposição “A Beleza da Cultura Iraniana” e a “Mostra de Cinema Iraniano”. Outra exposição em cartaz no espaço é “Liberdade, soberania, democracia: Polônia, 25 anos”, na qual é possível conhecer detalhes significativos da história recente da Polônia. As outras mostras são: “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”, “Modos e Modas”, “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante”, além do Memorial à Indústria da Erva-Mate.
No Museu Oscar Niemeyer, que funciona normalmente durante o ferido, é possível visitar “Tupi or Not Tupi”, “As Origens do Fotojornalismo no Brasil - Um Olhar sobre o Cruzeiro (1940 - 1960)”, “João Turin - Vida, Obra, Arte”, “Plumária - Arte Maior do Indígena Brasileiro”, “Nos Intervalos entre as coisas importantes, nos minutos a toa - José Bechara”, “O Muro”, “Revisitações Plásticas - Arte Mexicana”, “Heist Films”, “Museu em Construção”,  “Cones”, “Espaço Niemeyer”, o “Pátio das Esculturas” e a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben. Além disso, este será o último final de semana da mostra “Abraham Palatnik - A Reinvenção da Pintura”.
No Museu Alfredo Andersen estão em cartaz as mostras “Linhas Consonantes”, de Claudia de Lara, “Traços para Transpor”, de Julia Ishida, e “Objetos de Andersen”, de Sandra Hiromoto. Em “Linhas Consonantes”, Claudia de Lara apresenta sua nova série de pinturas. A artista faz uso de recortes da paisagem urbana e seus espaços arquitetônicos para produzir as obras. A exposição “Traços para Transpor”, de Julia Ishida, é composta por desenhos que fazem um convite ao expectador: ser levado pela sedução e experimentar sensações. Para a intervenção “Objetos de Andersen", Sandra Hiromoto propõe o registro de imagens e objetos de Alfredo Andersen. A partir da manipulação das imagens, a artista criou os estênceis e os aplicou sobre a parede.
Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná abriga as exposições “A Geodésia museológica”, com curadoria de José Francisco Alves, que apresenta obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea que dizem respeito a territórios, paisagens, lugares concretos e universos imaginários. Além de “[Conciliar]”, da artista plástica curitibana Uiara Bartira, que traz desenhos inéditos e gravuras realizadas entre 1985 e 2010, e “Leveza e Tensão”, de Eleonora Fabre, com obras produzidas entre 2011 e 2012. O trabalho é o resultado da união de dois objetos encontrados aleatoriamente. São instalações com objetos que tratam de tempo, memória vivida e personagens.

Endereços:

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336, f: 3222-8262.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16, f: 3323-5328.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999, f: 3350-4400.


Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, f: 3304-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário