segunda-feira, 9 de junho de 2014

Museu da Imagem e do Som apresenta mostra com filmes da Nouvelle Vague

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 9 a 11 de junho (segunda a quarta-feira), às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “Obras Primas da Nouvelle Vague”. Serão exibidos três filmes que assinalam a estreia de seus consagrados diretores e a deflagração do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague. O auditório fica na Rua Cruz Machado, 138, no Centro de Curitiba. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.
Além de revolucionar a linguagem cinematográfica, a Nouvelle Vague se notabilizou pelas inovações formais e ousadias estéticas e de conteúdo que tornaram o movimento um dos mais influentes do cinema, dos seus primórdios, no final dos anos 1950, até os dias atuais.
Um dos destaques da mostra é a exibição em blu-ray da cópia restaurada de "Acossado", filme de Jean-Luc Godard que impactou o mundo do cinema em sua estreia. François Truffaut iniciou com "Os Incompreendidos", uma série de filmes autobiográficos, todos protagonizados pelo ator Jean-Pierre Léaud em uma parceria que se estendeu por vinte anos. Em "Hiroshima Mon Amour", Alain Resnais, que faleceu em março de 2014 em plena atividade, aos 91 anos, introduziu novos conceitos narrativos e um uso inovador da linguagem poética.

Confira a programação completa:

09/06 – segunda-feira
Hiroshima Mon Amour, de Alain Resnais

10/06 – terça-feira
Os Incompreendidos, de François Truffaut

11/06 – quarta-feira
Acossado, de Jean-Luc Godard


O Auditório Brasílio Itiberê está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro (anexo à Secretaria de Estado da Cultura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário