quarta-feira, 4 de junho de 2014

Memória comanda performance no Portão Cultural

A expressão “somos o que somos porque somos memória” resume a mensagem do espetáculo “Input”, que a desCompanhia de Dança, apresenta no Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural, de 5 a 29 de junho. As sessões acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h, com entrada franca.
O grupo curitibano utiliza a memória como metáfora, pretexto e ponto de partida para a criação. Em cena, os bailarinos Juliana Adur, Peter Abudi, Yiuki Doi e Mariana Mello jogam o jogo da memória, enquanto criam uma coreografia que deve ser memorizada e replicada. As ações impulsionam a construção de uma dramaturgia dançada, que se constrói em tempo real, a cada apresentação.
Durante o trabalho, a atualização constante da memória revela diferentes camadas sensoriais, que assumem novos significados, cada vez que os artistas tomam conta do palco. No percurso da ação, realidade e ficção, universalidade e particularidade misturam-se sutilmente no palco e, depois de reelaboradas, retomam seu lugar.
O artista mineiro Tuca Pinheiro responde pela dramaturgia do espetáculo, que tem direção artística de Cintia Napoli. Segundo Cintia, “Tuca veio para sinalizar um modo novo de criar”. Criada em 2000, a desCompanhia de dança possui um trabalho de pesquisa continuada, com produção, difusão e ensino da dança contemporânea em Curitiba, sendo uma das únicas companhias independentes a representar o Paraná, tanto no Brasil como no exterior.
A desCompanhia investe num trabalho diário de investigação do corpo e de uma estética particular, acreditando no processo colaborativo como método de criação. A dramaturgia nasce da exploração de questões cotidianas, trazendo para a cena um corpo social e político. Utilizando a ideia do corpo único como matéria prima, a pesquisa é pautada na busca do movimento autoral.
Mais informações: 3229-4458 / 3233-8034 / 9601-8553


Nenhum comentário:

Postar um comentário