quarta-feira, 25 de junho de 2014

“A Sagração da Primavera”, de Stravinsky, volta ao Guairão

Com coreografia da portuguesa Olga Roriz, a célebre composição musical do russo Igor Stravinsky, “A Sagração da Primavera”, volta ao palco do Guairão. O Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo nos dias 25, 26 (quarta e quinta-feira) deste mês para o público em geral e, no dia 28 (sábado), como parte da mostra da AbaBTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores).
“A Sagração...”, que já foi apresentada pelo Guaíra em várias capitais brasileiras com muito sucesso, é considerada o marco inicial da modernidade no século XX. Estreou no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, no dia 29 de maio de 1913, com coreografia do russo Vaslav Nijinsky. Foi bem recebida pelos vanguardistas, mas causou indignação nos mais conservadores por tratar de um ritual sacro-pagão. Na coregrafia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente oferecida ao deus da primavera em troca de boas colheitas.
Originalmente, a obra mostra uma virgem que deve dançar até morrer. Mas a montagem atual se distancia da ideia original em dois aspectos: o protagonismo incomum do personagem Sábio, que ocupa posição relevante e o fato da personagem eleita não ser tratado como vítima e sim privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz.

Os ingressos para estas apresentações do Balé Teatro Guaíra custam R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário