sexta-feira, 27 de junho de 2014

“Irmãos Zulus”, teatro de sombras para o público infantil

A Companhia Karagozwk responde pelo espetáculo infantil “Irmãos Zulus”, levando ao Teatro do Piá, às 11h deste domingo (29), a milenar técnica do teatro de sombras. Criada em 1985, a companhia mantém a tradição de apresentar peças inspiradas em contos afro-brasileiros, desta vez dando vida a um dos textos do premiado escritor mineiro Rogério Andrade Barbosa. As imagens são criadas por Marcello Andrade dos Santos, também responsável pela manipulação dos bonecos, sob direção de Luiz Roberto Meira.
A garotada conhecerá um pouco da África, com a história de Malandela. O jovem seguia a trilha de seus irmãos que tinham partido em busca de fortuna. Depois de muito procurar, Malandela os encontrou e, juntos, continuaram a jornada. No caminho passaram por um reino muito estanho, no qual todos os habitantes foram transformados em pedras, vítimas de algum feitiço.
Um ancião contou que a vida poderia voltar ao local, caso os irmãos realizassem três tarefas. Mas quais seriam as tarefas? O escritor Rogério Andrade Barbosa conheceu essa narrativa encantadora entre os Zulus, uma população que vive ao sul do continente africano, perita nas artes de bordar adornos e de contar histórias. Durante o espetáculo, a plateia descobrirá que a vida das formigas é tão valiosa quanto a nossa, bem como a de outros animais. Também conhecerá lindas princesas de pedra e terá contato com a sabedoria do universo africano e o quanto ela pode nos inspirar e ensinar.
A técnica de teatro de sombras, que consiste na projeção de sombras por meio da manipulação de bonecos de varas entre uma luz e uma tela, já era conhecida na China, antes de Cristo. Atualmente, essa arte milenar se enquadra no gênero de teatro de bonecos e de formas animadas, sendo considerada protótipo do cinema e da animação com marionetes.
Um dos únicos grupos no Brasil a dominar a técnica do teatro de sombras, a Companhia Karagozwk produz em seu ateliê todo o equipamento necessário para a criação de imagens em tempo real. Coordenada e dirigida pelo seu fundador, Marcello Andrade dos Santos, a companhia curitibana acumula premiações e é citada desde 2009, pelo Dicionário do Teatro Brasileiro, como referência nessa arte. Em “Irmãos Zulus”, a iluminação é de Cassio Murilo, com pesquisa e trilha sonora de Ivan Halfon, com assistência de Gilmar Rodrigues, figurinos de Rose Matias e narração de Ronald Pinheiro, sendo que a voz do ancião é de Tarcisio Alencar Meira.

O Teatro do Piá está situado no Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7) e a entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário