segunda-feira, 9 de junho de 2014

Peça de Edson Bueno chega ao ciclo de leituras dramáticas

De Will Eisner e Nelson Rodrigues a Kafka e Machado de Assis, tal é o alcance do cenário em que atua o dramaturgo Edson Bueno, objeto da leitura dramática deste mês de junho no ciclo “Teatro Paranaense em três Atos - história, leituras dramáticas, depoimento”. Com direção de Paulo Biscaia, a peça apresentada nesta terça-feira (10), às 19h30, será “Anatomia Humana Segundo Vico e Campanella”, no Miniauditório do Teatro Guaíra, em Curitiba.
O ciclo de leituras dramáticas acontece uma vez por mês, sempre com foco em obras de autores paranaenses, com direção de diretores premiados no Gralha Azul nos últimos dez anos. Já foram apresentados trabalhos de Eddy Franciosi, Manoel Carlos Karam e Glauco Flores de Sá Brito, que dá nome ao Miniauditório. Logo depois da leitura é sempre gravado depoimento dos participantes do evento para integrar a memória do teatro paranaense.
O curitibano Edson Bueno é um dos diretores mais atuantes no teatro do Paraná, no qual se destaca também como roteirista e ator. Em 32 anos de carreira ganhou o Troféu Gralha Azul como melhor diretor de Teatro do Paraná em 1988, 1989, 1990, 1992, 2002, 2005, 2008, 2009 e 2012 e também o Troféu Poty Lazarotto como melhor diretor nos anos de 2001, 2002, 2004, 2005. Foi premiado várias vezes como ator e pelo melhor espetáculo do ano.
Como autor de peças teatrais recebeu o Troféu Gralha Azul e o Troféu Poty Lazarotto (Melhor Autor de Teatro do Paraná), incluindo Prêmio Sesc/Nacional – 3º Lugar – Melhor Autor, Prêmio Paulo Pontes de Textos Teatrais – Universidade Federal da Paraíba – 3º lugar. Em recente entrevista, Edson expressou o amor pelas artes cênicas dizendo sequer imaginar sua vida sem o teatro, não apenas pela necessidade de se expressar, mas pelo simples exercício de fazer teatro, pela convivência com as pessoas e o exercício da fantasia.
As próximas leituras serão em 22 de julho, “Morgue Story”, de Paulo Biscaia Filho, com direção de Edson Bueno; em 19 de agosto, texto de Mario Bortoloto, com direção de Maurício Vogue; em16 de setembro, o texto “Foz”, de Raul Cruz, com direção de Letícia Guimarães.
Para 14 outubro está agendado um texto a ser definido pelo diretor Márcio Abreu; para 8 de novembro está prevista leitura de “Trecentina”, de Enéas Lour, com direção de Ana Rosa Tezza; em 9 de dezembro acontecerá a leitura de texto de Laerte Ortega a ser escolhido pelo diretor Roberto Inocente.
A entrada no Auditório Glauco Flores de Sá Brito é gratuita em todos os eventos do ciclo, realizados sempre às 19h30. Alunos de teatro que comparecerem a 75% das leituras receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário