sexta-feira, 20 de junho de 2014

Bach inspira concerto da Camerata Antiqua de Curitiba

“Em Torno de Bach” é o título do concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba preparou para este fim de semana, sob a regência do maestro paulista Osvaldo Colarusso, também responsável pelos comentários do programa. As apresentações, que integram a temporada 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 18h30 de sábado (21) e domingo (22).
No repertório estão obras do próprio Johann Sebastian Bach, ao lado de composições de Wolfgang Amadeus Mozart e Heitor Villa-Lobos, ligadas ao estilo de Bach. O espetáculo começa com “Adagio e Fuga – para orquestra de cordas”, de Mozart, claramente inspirado no passado barroco. Em seguida, “Prelúdio e Fuga nº 8”, de Bach, num arranjo para coro de Villa-Lobos, do primeiro volume de Cravo bem Temperado. Na sequência, o ciclo de Bachianas de Villa-Lobos, com execução das duas versões da Bachianas nº 9, para coro à cappella e para orquestra de cordas.
As Bachianas brasileiras são uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos, escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, que contempla formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach, com a intenção de construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Todos os movimentos das Bachianas receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.
O programa completa-se com a “Cantata BWV 196 – Der Herr denket an uns”, de Bach. Grande parte da produção das cantatas de Bach foi escrita para as exigências do calendário litúrgico, mas essa obra parece ter sido criada para uma ocasião especial. O texto é retirado do Salmo 115 e inclui a frase: "O Senhor vos aumentará cada vez mais, a vós e vossos filhos". Sua estrutura foi composta para solistas soprano, tenor e baixo, coro e um conjunto instrumental de cordas e baixo contínuo.

O maestro – Nascido em 1958, em São Paulo (SP), Osvaldo Colarusso está radicado em Curitiba. Estudou trompa com Enzo Pedini e regência com Eleazar de Carvalho, além de desenvolver estudos de composição com Michel Philippot, no Brasil e na França, tendo se aperfeiçoado em regência de orquestra com o maestro russo Genady Roshdestvensky, na Accademia Chigiana di Siena (Itália). Entre 1980 e 1985, foi maestro do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
De 1985 a 1998, respondeu pelo comando da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250 concertos, óperas e balés, além de gravar um disco com obras de Heitor Villa-Lobos. Desde 1980, tem atuado frente às principais orquestras nacionais como maestro convidado, acumulando a regência de mais de 500 concertos com importantes solistas, entre eles Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko, Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Gilberto Tinetti, Marco Antonio de Almeida, Dang Thai Son, David Garret e Miha Pogagnick.
Participando dos mais destacados festivais de música do Brasil, entre eles o de Campos do Jordão, Curso de Verão de Brasília e Festival de Música de Londrina, do qual foi diretor artístico, o maestro possui um repertório extremamente vasto, com destaque para os grandes clássicos do século XX. Colarusso também desenvolve atividades como produtor e apresentador de programas de música clássica na Emissora Estadual do Paraná, além de manter uma classe de Harmonia e Análise.
As apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário