“Em Torno de Bach” é o título do
concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba preparou para este fim de semana,
sob a regência do maestro paulista Osvaldo Colarusso, também responsável pelos
comentários do programa. As apresentações, que integram a temporada 2014
patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, acontecem na Capela Santa
Maria Espaço Cultural, às 18h30 de sábado (21) e domingo (22).
No repertório estão obras do próprio
Johann Sebastian Bach, ao lado de composições de Wolfgang Amadeus Mozart e
Heitor Villa-Lobos, ligadas ao estilo de Bach. O espetáculo começa com “Adagio
e Fuga – para orquestra de cordas”, de Mozart, claramente inspirado no passado
barroco. Em seguida, “Prelúdio e Fuga nº 8” , de Bach, num arranjo para coro de
Villa-Lobos, do primeiro volume de Cravo bem Temperado. Na sequência, o ciclo
de Bachianas de Villa-Lobos, com execução das duas versões da Bachianas nº 9,
para coro à cappella e para orquestra de cordas.
As Bachianas brasileiras são uma série
de nove composições de Heitor Villa-Lobos, escritas entre 1930 e 1945. Nesse
conjunto, que contempla formações diversas, Villa-Lobos fundiu material
folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach, com a intenção
de construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Todos os
movimentos das Bachianas receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.
O programa completa-se com a “Cantata
BWV 196 – Der Herr denket an uns”, de Bach. Grande parte da produção das
cantatas de Bach foi escrita para as exigências do calendário litúrgico, mas
essa obra parece ter sido criada para uma ocasião especial. O texto é retirado
do Salmo 115 e inclui a frase: "O Senhor vos aumentará cada vez mais, a
vós e vossos filhos". Sua estrutura foi composta para solistas soprano,
tenor e baixo, coro e um conjunto instrumental de cordas e baixo contínuo.
O maestro – Nascido em 1958, em São Paulo (SP), Osvaldo
Colarusso está radicado em
Curitiba. Estudou trompa com Enzo Pedini e regência com
Eleazar de Carvalho, além de desenvolver estudos de composição com Michel
Philippot, no Brasil e na França, tendo se aperfeiçoado em regência de orquestra
com o maestro russo Genady Roshdestvensky, na Accademia Chigiana di Siena
(Itália). Entre 1980 e 1985, foi maestro do Coral Lírico do Theatro Municipal
de São Paulo e premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de
Arte (APCA).
De 1985 a 1998, respondeu pelo
comando da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250
concertos, óperas e balés, além de gravar um disco com obras de Heitor
Villa-Lobos. Desde 1980, tem atuado frente às principais orquestras nacionais
como maestro convidado, acumulando a regência de mais de 500 concertos com
importantes solistas, entre eles Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko,
Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Gilberto Tinetti, Marco Antonio de Almeida,
Dang Thai Son, David Garret e Miha Pogagnick.
Participando dos mais destacados
festivais de música do Brasil, entre eles o de Campos do Jordão, Curso de Verão
de Brasília e Festival de Música de Londrina, do qual foi diretor artístico, o
maestro possui um repertório extremamente vasto, com destaque para os grandes
clássicos do século XX. Colarusso também desenvolve atividades como produtor e
apresentador de programas de música clássica na Emissora Estadual do Paraná,
além de manter uma classe de Harmonia e Análise.
As apresentações da Camerata Antiqua de
Curitiba tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).
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