sexta-feira, 6 de junho de 2014

Espetáculo teatral resgata vida e obra da poeta Júlia da Costa

O espetáculo teatral “Flores Dispersas – Fragmentos da Vida e Obra da Poetisa Júlia da Costa” estará em cartaz até dia 15 de junho, no Teatro José Maria Santos. Com direção de Regina Bastos, a peça é baseada na coletânea “Flores Dispersas”, publicada por Júlia da Costa entre 1867 e 1868. O espetáculo revela a vida intensa, as paixões e os desencantos dessa que foi uma das primeiras representantes da poesia feminina paranaense.
A peça é uma produção da companhia teatral Laurinha, e reúne os atores Vilma Fernandes, Órli Carrara, Braz Pereira e Susi Monte Serrat. Além de Regina Bastos, eles convidaram outros profissionais experientes para participar da produção – Beto Bruel (iluminação), Chico Nogueira (sonoplastia), Áldice Lopes (figurinos) e Enéas Lour (cenografia).
Buscando fontes históricas sobre a vida e a obra de Júlia da Costa, o grupo conseguiu elaborar um retrato da poeta, revelando “uma mulher extraordinária que viveu intensamente a sua época estando muito à frente de seu tempo”. Durante sua vida, Júlia escreveu poesias, contos, músicas, cartas, e toda a sua obra desvenda suas paixões, desejos contidos e frustrações.
Historiadores contam que a poeta alimentou por muito tempo uma paixão pelo poeta Benjamin Carvolina, mesmo depois de seu casamento com o comendador Francisco da Costa Pereira, quando passou a viver em São Francisco do Sul (SC). Foi lá também que ela viveu reclusa por um bom período, falecendo em 1911.
As apresentações de “Flores Dispersas" acontecem de quinta-feira a sábado, às 21 horas e domingos, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário