terça-feira, 3 de junho de 2014

"Discurso do Subterrâneo" adapta obra de Dostoiévski

Adaptação da obra “Notas do Subsolo”, de Fiódor Dostoiévski, a peça “Discurso do Subterrâneo” estreia nesta quinta-feira (5) no Espaço Cultural Falec. Estrelado por Dimas Bueno e dirigido por Rafael Camargo, o espetáculo trata das questões contemporâneas do homem: existência, convívio e ética. 
Um discurso sem interlocutor, um fluxo de ideias e considerações dramáticas pronunciadas num púlpito frio e sombrio nos porões da alma humana. A impossibilidade de se comunicar, o falar para si mesmo, a falta e a dificuldade do outro em nosso mundo interior, pontuam as questões latentes do homem desde sempre.
Numa interpretação dentro da pesquisa do teatro da inação, desenvolvida pelo dramaturgo e diretor Rafael Camargo, o ator Dimas Bueno busca num fluxo interno e não físico, a energia e a densidade, para nos levar as profundezas humanas. Um grito silencioso, o som do silêncio num outro tempo e espaço.
A trilha sonora de Chico Nogueira nos tira do chão, criando uma camada sonora da vida, ouvida porque não está inserido na vida. A tonalidade, dodecafonia e sobreposição de sons, são referencias frequentes.
O cenário e o figurino em tons cinza, de Maureen Miranda, nos remetem a um mundo monocromático e frio. As imagens projetadas de Alan Raffo e a luz de Daniele Régis reforçam o tom expressionista do espetáculo.
Existe uma saída, nos diz com muita dor o autor, é preciso procura-la com a coragem necessária para nos conhecermos se quisermos encontrá-la. Existe uma chance.

Discurso do Subterrâneo - indicado para maiores de 12 anos - fica em cartaz até dia 7 de julho, de quarta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 18h. O Espaço Cultural Falec está situado na rua Mateus Leme, 990, Centro Cívico) e os ingressos custam R$ 30,00 e R$15,00 (meia). Mais informações: 3352-2685 ou www.espacocultural.falec.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário