sexta-feira, 20 de junho de 2014

Maior exposição dedicada a Abraham Palatnik termina neste domingo no Museu Oscar Niemeyer

A exposição “Abraham Palatnik - a reinvenção da pintura” fica em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até este domingo, dia 22 de junho, na sala 1. Com curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, traz uma retrospectiva com aproximadamente 90 obras do artista - a maior já dedicada totalmente ao seu trabalho.
Com uma mistura de tecnologia e estética em suas criações, Palatnik utiliza movimento, luz e tempo como os principais instrumentos de trabalho. O uso que este artista faz da tecnologia e suas possibilidades inovadoras imprimem em sua arte grande potencialidade poética.

Abraham Palatnik - Nascido em Natal (RN), em 1928, filho de judeus russos, em 1932 Palatnik mudou-se para a cidade de Tel Aviv em Israel e, entre 1942 e 1945 frequentou a Escola Técnica de Montefiori, onde se especializou em motores de explosão. Todo aquele conhecimento tecnológico adquirido teria aplicações que iriam além de consertar válvulas de motores ou carburadores quebrados. A partir de seus estudos sobre psicologia da forma e cibernética, chegou à conclusão de que o artista não deve estar fadado somente à pintura, desenho, gravura ou escultura. E com essa constatação, começou seus estudos sobre luz e movimento, que deram origem aos Aparelhos Cinecromáticos e aos Objetos Cinéticos, fazendo dele um dos pioneiros da arte tecnológica no mundo.

O MON fica aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário