sexta-feira, 18 de abril de 2025

Shows gratuitos nos feriados agitam a programação do bar Lado B

Neste mês de abril, os feriados da Páscoa e de Tiradentes serão marcados por uma sequência de shows gratuitos no bar Lado B, que já inicia seu aquecimento para a comemoração dos 15 anos de existência, a serem completados em junho. O espaço, conhecido por ser um dos espaços mais autênticos da cena underground curitibana, recebe cinco bandas nos dias 20 e 21 de abril, oferecendo ao público uma rara oportunidade de conferir apresentações de diferentes estilos musicais alternativos para quem busca música pesada e autêntica, com entrada franca.

No domingo (20), a noite começa às 18h com a potência sonora do Sub Cut (grindcore), banda paulista de Presidente Prudente que celebra 30 anos de estrada com a turnê “Sem Esperanças de Mudar”. Acompanham no line-up as curitibanas Tifo (crossover) e Crotch Rot (gore grind), prometendo uma noite de riffs brutais e com muita energia. Já na segunda (21), a partir das 17h, o destaque fica por conta da banda blumenauense Cäbränegrä (powerviolence), seguida pela irreverência de Chupão Telepático e os Vampiros de Curitiba, que brincam com o “pussycore for dummies” em sua proposta sonora.

Fundado em 2010 pelo farmacêutico e músico Fabricio Babbur e pela produtora Regina Walger, o Lado B se consolidou como um dos principais redutos da cultura underground em Curitiba, resistindo como palco de bandas punks, subversivas e alternativas. Com mais de 800 shows realizados - incluindo nomes internacionais como Pavement King (Irlanda), Rattus (Finlândia) e o bluesman Kenny ‘Blues Boss’ Wayne -, o bar também se tornou ponto de parada obrigatório para artistas em turnê pelo Brasil, recebendo até integrantes de lendas como G.B.H. e Dead Kennedys.

Manter um bar funcionando por 15 anos em Curitiba é um grande desafio. Muitos não conseguiram durar todo esse tempo. Mas temos a nosso favor um público muito fiel, que sempre nos apoiou e tem verdadeira paixão pelo underground”, afirma Regina. Fabricio complementa: “Apostamos no Lado B sem muitas pretensões, para suprir a falta do Lino’s Bar, que era o ponto de encontro da galera. Hoje, com quase mil shows e histórias incríveis, vemos que valeu a pena”.

Além da efervescência musical, o espaço é conhecido por seu ambiente descontraído, com chopes artesanais a preço acessível e comidas de boteco - sendo pioneiro em popularizar a cerveja de qualidade sem elitizar o acesso.

O Lado B está situado na Rua Inácio Lustosa, 517, centro histórico e a entrada é gratuita. Instagram: @ladobbum

Grupo Lanteri apresenta nesta sexta (18) a tradicional “Paixão de Cristo”

A tradicional encenação da Paixão de Cristo, do Grupo Lanteri, acontece nesta sexta-feira, dia 18 de abril (Sexta-Feira Santa), às 19h, no Espaço Lanteri, localizado no bairro Orleans, em Curitiba. Esta será a 47ª apresentação do grupo que é referência no cenário cultural curitibano. O espetáculo é a segunda maior encenação ao ar livre do Brasil. A entrada é gratuita.

Este ano, o espetáculo da Paixão contará com 34 cenas e 212 personagens, envolvendo 500 atores, 146 profissionais na equipe técnica e 198 postos de trabalho de infraestrutura. Com uma estrutura de 190 m² de cenários, a montagem ocupa uma área total de 860 m², dividida em 4 palcos e 1 passarela interligada. Em 2 horas narra a vida de Jesus, desde seu nascimento até sua morte, ressurreição e ascensão.

A ‘Paixão’ é um evento comovente realizado com muita dedicação. É uma experiência única tanto para quem participa quanto para quem assiste”, declarou o diretor de produção, Júlio do Rosário.

A expectativa é atrair cerca de 17 mil pessoas para a apresentação que reúne aproximadamente 1 mil participantes entre atores, equipe técnica e produção.

O grupo é formado por pessoas de diversas idades, religiões e classes sociais. É um espetáculo envolvente que fortalece a fé e o amor ao próximo”, complementa o diretor.

Embora a entrada seja gratuita, quem puder pode colaborar contribuindo com 1kg de alimento não perecível ou um agasalho. As doações serão encaminhadas para o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense).

A produção avisa que, mesmo com chuva, haverá apresentação. E quem já estiver por lá, a partir das 18h, poderá acompanhar as performances de ambientação que serão realizadas antes da encenação.

SOBRE O LANTERI - O Grupo Lanteri, há mais de 46 anos, destaca-se no cenário cultural de Curitiba pela qualidade de seu trabalho e por suas propostas inovadoras que levam cultura a grande massa popular. Com o lema “o teatro feito pelo povo para o povo”, o grupo mantém viva a tradição de encenações que envolvem a comunidade, atraindo novos integrantes a cada ano.

Informações sobre o grupo:

https://www.instagram.com/grupolanterioficial/

https://www.facebook.com/grupolanteri

Projeto realizado pelo Grupo Lanteri e Ministério da Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Patrocínio: Sanepar, Festval e Governo do Estado do Paraná. O Espaço Lanteri está situado na Rua Amadeu Piotto, 590, Orleans. Mais informações: 41 99935 8698 ou 41 99623 9464

FICHA TÉCNICA

Elenco: Grupo Lanteri

Direção Geral: Aclélio Camargo Junior

Direção Artística: Aparecido Massi

Direção de Produção: Júlio César Miranda do Rosário, Edson Luiz Martins, Edi Proença

Ensaios: Michele Prado

Figurino: Blanca Spisila, Vilma de Souza, Aclélio Camargo Junior, Jéssica Nogari, Arnaldo Baccaro Júnior

Bijuterias: Waldyra Gonçalves Prado, Walkiria Gonçalves Antonio

Adereços: Claudia Antonievicz, Loirí Ieda Vasem Vechio, Selma Mayer

Cenografia: Ana Valéria Chaves, Loirí Ieda Vasem Vechio

Maquiagem: Juceane C. M. Martins

Comunicação: Carol Buhrer

Secretaria: Larissa Baulhout

Sonoplastia e iluminação: Aparecido Massi

Realização: Grupo Lanteri