Depois
das avenidas Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Presidente Kennedy, a
Superintendência de Trânsito (Setran) vai dar continuidade à padronização em 50
km/h o limite de velocidade em diversas ruas da cidade. A alteração já inclui
também as ruas João Bettega, Desembargador Westphalen e Engenheiros Rebouças.
O
projeto, que iniciou em 2020, vai se estender nos próximos meses para vias como
Victor Ferreira do Amaral, Júlia da Costa, Princesa Izabel, Almirante
Tamandaré, Ângelo Sampaio, João Negrão e XV de Novembro. Mas não serão as
únicas, conforme explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
“Com exceção das vias rápidas, Avenida
Comendador Franco e Linha Verde, as demais passarão por essa mudança que tem
como foco evitar e, principalmente, reduzir a gravidade dos acidentes
ocasionados, além da própria organização do trânsito”, reforça Rosangela.
A
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (ligação do Campo do Siqueira à
CIC) e a Avenida Mascarenhas de Moraes (do Santa Cândida ao Atuba) são algumas
das vias que permanecerão com limite permitido de 60 km/h. A Linha Verde e a
Avenida Comendador Franco continuam com 70km/h.
TENDÊNCIA MUNDIAL - A força-tarefa, destaca a
superintendente do órgão, possui embasamentos técnicos de engenharia da via,
como geometria, demanda de tráfego e análise da acidentalidade. Estudos
diversos do setor comprovam que a velocidade média e a fluidez no trânsito
melhoram com vias urbanas em velocidades regulamentadas em 40 km/h e em 50
km/h.
“Ações reconhecidas mundialmente, como o Programa
Vida no Trânsito (PVT), chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que
agora entra em sua segunda década de ação pela segurança no trânsito, e o Visão
Zero recomendam a adoção de redução de velocidade nas vias urbanas”,
explica Rosangela.
Iniciado
na Suécia e incorporado por diversas cidades ao redor do mundo, o Visão Zero no
Trânsito propõe intensificar intervenções na infraestrutura viária, ações de
educação e de fiscalização de trânsito, de forma a minimizar consequências do
erro humano.
MOTOCAIXAS - O projeto de alteração na
sinalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral virá atrelado à implantação de
motocaixas entre as ruas Frei Orlando e Paulo Kissula. A sinalização que
delimita espaço exclusivo para que motociclistas aguardem a abertura do sinal
verde à frente dos demais veículos é outra mudança com o objetivo de garantir
mais segurança e evitar acidentes envolvendo motociclistas.
Pioneira
da iniciativa na cidade, a Victor Ferreira do Amaral recebeu a primeira
motocaixa em frente ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em 2018.
De lá pra cá, o projeto foi expandido para algumas das principais vias da
cidade. Confira:
Avenida
Silva Jardim - 20 cruzamentos em uma extensão de 4,1 quilômetros, entre as ruas
Teixeira Soares e Conselheiro Laurindo.
Avenida
Visconde de Guarapuava - 16 cruzamentos em uma extensão de 2,2 quilômetros,
entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta.
Avenida
Wenceslau Braz - quatro motocaixas por sentido (Linha Verde e Portão), em
trechos de 2,5 quilômetros.
Avenida
Presidente Kennedy - 15 cruzamentos entre as avenidas República Argentina e
Marechal Floriano Peixoto, nos dois sentidos.
Linha
Verde - 20 cruzamentos nas pistas sentido Norte e sentido Sul, entre a Avenida
Comendador Franco e a Rua Izaac Ferreira da Cruz.
Avenida
Marechal Floriano - no cruzamento com a Rua Marechal Deodoro.
Avenida
Victor Ferreira do Amaral - nos dois sentidos, em frente ao Detran-PR, no
Tarumã.
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