terça-feira, 21 de abril de 2020

Museu de Arte Contemporânea oferece formas de se conectar com arte


O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) acaba de lançar o “Da Janela de Casa”, newsletter enviada por e-mail, todo domingo, com sugestões de leitura, museus online e dicas culturais para quem deseja permanecer conectado com a arte nesses tempos de isolamento e distanciamento social. Para receber basta se inscrever gratuitamente pelo link bit.ly/dajaneladecasa.
Produzida pela equipe do MAC-PR, a newsletter aborda em seu texto de apresentação a ideia de que “A internet é uma janela para o mundo”, relembrando o sentimento gerado nos primórdios da World Wide Web: “olhávamos felizes para ela como uma janela para toda cultura e conhecimento reunidos no mundo”, e faz o convite: “Seu celular ou computador ainda pode ser essa janela! Vamos aproveitar a quarentena para lembrar como a web pode ser incrível?”.
A coluna “Leia em Casa” traz dicas de leitura diversificadas, que vão de reflexões sobre o momento atual e possíveis transformações trazidas pela pandemia de Covid-19 a e-books de literatura gratuitos mapeados pela equipe do MAC-PR. Videoarte pra ver do sofá reúne outra série de sugestões, dessa vez para ver e ouvir. Em “Acervos Online”, a equipe disponibiliza todo o acervo artístico do museu e parte do acervo documental que estão no sistema Pergamum Museus, além de outras propostas de acervos nacionais e estrangeiros. Conta, ainda, com uma seção de podcasts, mídia sonora que tem ganhado cada vez mais adeptos. Semelhante a um programa de rádio, mas com o diferencial de ficar disponível para ser ouvido quando quiser.
A ideia é, a cada semana, levar aos assinantes uma curadoria de materiais sobre arte disponíveis na rede.

DECRETO ESTADUAL – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual 4.230/20, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais desde o dia 17 de março de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário