A
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançou oficialmente no domingo
(19) o Museu Virtual do Esporte (eMuseudo Esporte), que receberá colaborações da população para perpetuar a
história das várias modalidades esportivas e suas paixões e legados principais.
Na abertura, foi inaugurada a primeira exposição temporária virtual intitulada “Ciência
x Mitos: lições da Copa de 1970 para o atual momento”, com curadoria e acervo
de Lamartine da Costa, professor da pós-graduação de Educação Física da Uerj e
idealizador do projeto junto com a pesquisadora Bianca Gama.
Em
entrevista à Agência Brasil, Lamartine da Costa disse que a ideia de ter um
museu virtual que destacasse todos os esportes, e não apenas o futebol, surgiu
há dois anos, por iniciativa, sobretudo, de Bianca Gama, que foi aluna do
programa de pós-graduação em ciência do esporte e do exercício, do qual Costa é
professor colaborador.
Bianca
Gama detalha que a ideia, nascida nas aulas de doutorado, se transformou em um
projeto incubado no Departamento de Inovação da UERJ (InovaUerj), com objetivo
de dar visibilidade a iniciativas e pessoas ligadas ao esporte em geral. “A intenção é criar um museu através da
construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo,
divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como
agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”,
salientou.
INOVAÇÃO E COLABORAÇÃO - O museu tem oito exposições
programadas. A ideia, disse Costa, é fazer exposições temporárias temáticas com
autores, como é tradição da museologia, e exposições colaborativas.
“São pessoas que tiveram algum evento
relacionado ao esporte que mandam uma foto e um fato, ou duas fotos e dois
fatos. A exposição será dessas pessoas com essas figuras. Uma comissão vai
selecionar, orientar e melhorar os trabalhos. É um trabalho colaborativo, tanto
da parte do pessoal que opera o museu, a maioria de voluntários, e os
assistentes que vão produzir suas próprias exposições. É uma ideia
interessante. Você combina o que era da tradição com a inovação, dentro de um
contexto tecnológico”, revelou o professor da UERJ.
Lamartine
da Costa avalia que houve nos últimos tempos um certo distanciamento das
pessoas em relação aos museus. A proposta do eMuseu do Esporte atrai novas
pessoas e valoriza a cultura do passado, a história dos esportes de maneira
geral. “É uma ideia interessante, que
envolve o indivíduo comum como expositor, ainda mais nesse período de
isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. Você tem que ser
criativo e elaborar atividades para as pessoas. Todo mundo tem interesse em
publicar sua própria história, principalmente o pessoal do esporte que tem isso
como uma característica, guarda fotos, acontecimentos. É um pessoal ideal para
uma exposição colaborativa”.
CONTRIBUIÇÕES - Quem quiser contribuir para o
acervo colaborativo do eMuseu do Esporte pode enviar no site www.emuseudoesporte.com.br documentos,
fotos, recortes de jornal e álbuns autografados relacionados a qualquer
modalidade esportiva, sendo no máximo cinco arquivos digitalizados com até
100Mb. Uma comissão de especialistas em história do esporte fará a seleção de
até 35 itens, que comporão a mostra colaborativa a ser aberta no dia 26 deste
mês, informou a assessoria de imprensa da UERJ.
CONHECENDO O SALÃO - O eMuseu do Esporte terá galerias
permanentes e, a partir de junho, oferecerá visitas virtuais aos interessados.
A partir de hoje, entretanto, o público que acessar o museu poderá conhecer o
salão de exposições. Lamartine da Costa informou que haverá duas versões. Uma,
mais sofisticada, tem um avatar, que é ele próprio, que mostra a primeira
exposição temporária, destacando detalhes interessantes para os visitantes.
Outra versão é mais simples e se destina a celulares e computadores. Costa
observou também que há exposições interessantes para crianças.
Das
galerias permanentes que serão criadas, quatro são de confederações brasileiras
desportivas. “Quer dizer, o próprio
esporte formal do Brasil aderiu à ideia. Temos aí uma potência proximamente”,
concluiu Costa.
A
diretora do InovaUerj, Marinilza Bruno de Carvalho, salientou a alegria que era
poder ver projetos como esse se transformando em realidade. “A ideia do eMuseu nasceu dentro da Uerj, por
meio do projeto de uma doutoranda nossa. Que essa plataforma cresça e ajude a
difundir o esporte como potência e inclusão social”. (AgênciaBrasil)
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