terça-feira, 26 de outubro de 2021

Teatro de Bonecos Dadá ganha exposição no Museu da Imagem e do Som do Paraná

Da união de corações e mentes entre Adair Chevonika e Euclides Coelho de Souza nasceu o grande Teatro de Bonecos Dadá, ícone das artes cênicas do Paraná que ganhou o mundo nos anos do exílio político. Os bonecos e sua história são tema da exposição Fragmentos Teatro de Bonecos Dadá, que estará aberta para visitação no Museu da Imagem e do Som do Paraná a partir desta quarta-feira (27).

A mostra é inspirada no livro de Dinah Ribas Pinheiro, que conta os mais de 50 anos dessa trajetória. A noção de "fragmentos" vem da história da companhia. Muitos bonecos foram perdidos em batidas da ditadura militar brasileira, nas mudanças durante o exílio e pela própria marcha do tempo. Ao mesmo tempo em que é impossível remontar completamente muitas das peças, cada um dos bonecos é uma janela para a trajetória do Teatro de Bonecos Dadá.

A exposição é construída através do diálogo dos bonecos com o acervo do próprio MIS-PR: os objetos tridimensionais, o acervo audiovisual do Bamerindus, as fotos do acervo Jesus Santoro e cartazes dos festivais e peças do Teatro de Bonecos Dadá que rodaram o mundo.

Falar do Teatro de Bonecos Dadá é resgatar a infância que está em todos os curitibanos, ou os que adotaram Curitiba como sua”, diz Mirele Camargo, diretora do MIS-PR. “Por mais de 50 anos, Euclides e Adair brincaram com criatividade e imaginação com suas peças do teatro de bonecos, as quais o espectador é quem decidia sempre o final, uma marca registrada do grupo”, lembra ela.

Ela destaca que a exposição é uma passagem sobre esse fascinante mundo da criatividade. "Aqui o espectador terá a possibilidade de conhecer e reviver um pouco desse universo e se deparar com a interação com o acervo tridimensional do museu”.

DADÁ - Em meio ao turbilhão de acontecimentos do Brasil dos anos 60, um insuspeito curso de bonecos reuniu Adair e Euclides. Nascia assim o Teatro de Bonecos Dadá, fruto do profundo amor e do propósito social transformador. Desde então, durante mais de meio século, Dadá fez a alegria de milhares de crianças, tanto no Brasil quanto em vários países da América Latina e da Europa, nos anos do exílio.

Os espetáculos eram encenados em ruas, praças, parques, quermesses, creches, escolas, casas paroquiais, barracões, igrejas, circos, garagens, tablados, carrocerias de caminhão e até presídios – qualquer lugar onde houvesse uma criança ou um adulto capaz de se encantar com as inúmeras variações de Dadá e com as histórias encenadas.

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