quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Primavera chega e a Orquestra de Câmara apresenta “As Quatro Estações”

Os concertos de “As Quatro Estações”, do italiano Antonio Vivaldi, estão entre as peças mais populares da música universal e descrevem os cenários da natureza na primavera, verão, outono e inverno. A obra icônica, conhecida até por quem não é dado a ouvir repertório erudito, será apresentada pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba nesta sexta-feira (23), às 20h, na Capela Santa Maria. Os ingressos estão esgotados.

A execução acontecerá um dia depois do início da primavera, que neste ano ocorre nesta quinta (22). A grandiosa composição ficará ainda mais imponente com a direção musical e solos do jovem e premiado violinista italiano Giuseppe Gibboni.

O concerto é promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Será uma magnífica e inesquecível ocasião de escutar As Quatro Estações de Vivaldi, em uma atmosfera única”, comentou o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvadore Di Venezia.

O VIOLINISTA - Com apenas 21 anos de idade, Gibboni é aclamado pela crítica como um dos maiores e mais promissores talentos musicais internacionais. Ele ganhou a 56ª edição do Prêmio Paganini em Gênova, passando a ser o quarto italiano a alcançar este prestigioso prêmio.

Gibboni graduou-se aos 15 anos com uma dezena de premiações e menções honrosas no Conservatório Martucci de Salerno. Aos 14 anos, foi admitido na Accademia Stauffer de Cremona e em 2016 recebeu o diploma de honra nos cursos de especialização na Accademia Musicale Chigiana de Siena. Desde então, frequenta a Academia Internacional L. Perosi de Biella, na Itália.

AS QUATRO ESTAÇÕES - No concerto nº 1, “A Primavera”, Vivaldi anuncia a chegada da época das flores, sugerindo o canto dos pássaros e o murmúrio das fontes, seguidos de uma tormenta, da volta das paisagens de sonhos e da festa camponesa que fecha o movimento com ninfas e pastores dançando sob o sol ameno da estação.

Na segunda parte, “O Verão”, surgem outros pássaros, o vento boreal e seus riscos, os trovões e a tempestade que dizima as plantações.

No concerto nº 3, “O Outono”, o ambiente alegra-se outra vez com a colheita que traz festas e cantos de agradecimento. O vinho embala o camponês e o conduz ao sono, mas na sequência a caça eleva o tom dos instrumentos e o esforço dos solistas.

Com “O Inverno” vêm a neve, os ventos gelados, o abrigo ao fogo e a chuva no lado de fora, num cenário que, apesar de inóspito, pode inspirar a alegria.

Poder apresentar esse programa de Vivaldi na abertura da primavera, com um convidado tão especial como o Giuseppe Gibboni, engrandece a programação da Camerata Antiqua de Curitiba. Agradecemos a parceria com o consulado italiano", comentou Marino Galvão Jr., diretor executivo do Icac.

A Capela Santa Maria Espaço Cultural está situada na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário