sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Museu Oscar Niemeyer apresenta exposições inéditas em sua reabertura

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura neste sábado (31) duas novas exposições: “A Violência Sob a Delicadeza”, da artista visual Vera Martins, e “Gente no MON”, do fotógrafo Dico Kremer. Após sete meses de fechamento por conta da pandemia, o museu reabriu ao público em 16 de outubro, com a exposição inédita do artista britânico Tony Cragg, instalada no espaço do Olho.

DICO KREMER - A exposição “Gente no MON”, do fotógrafo Dico Kremer, tem curadoria do professor Fernando Bini. Foram selecionadas 84 fotos entre mais de 5 mil imagens de visitantes anônimos do MON feitas de março de 2016 e novembro de 2019.

Apresentar esta exposição no momento de reabertura do museu nos faz hoje refletir ainda mais, e de uma forma diferente, sobre o valor das cenas registradas por Dico”, comenta a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vosnika.

Imagens que traduzem sentimentos, momentos singulares e valiosos para tantas pessoas nos trazem a certeza, mais do que nunca, de que nada substitui a visita presencial ao Museu”, diz.

VERA MARTINS – “A Violência Sob a Delicadeza”, da artista visual Vera Martins, conta com 46 obras, entre telas e instalações. A exposição tem o apoio da Fundação Pollock-Krasner. A diretora-presidente do MON explica que nada no extenso e intenso trabalho da artista visual Vera Martins é óbvio. Isso inclui desde os materiais que utiliza até os processos de execução. Sua inspiração é resultante de um perspicaz olhar sobre a natureza humana, sentimentos e sensações.

Há sempre uma mensagem forte e um sentir profundamente feminino que transforma angústias, percepções e reflexões em arte. A violência sob a delicadeza da artista é poesia pura, traduzida aqui em instalações, objetos e pinturas que o MON traz ao seu público nesta exposição”, diz Juliana.

Além destas três novas mostras, estão em cartaz no museu: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Museu em Construção”; Espaço Niemeyer; Cones e obras do Pátio das Esculturas.

O MON reabriu ao público seguindo orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as várias medidas adotadas está o limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o museu para garantir o distanciamento seguro. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes. Mais informações sobre os novos protocolos de segurança da instituição podem ser acessados no site e nas redes sociais do museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário