sexta-feira, 1 de abril de 2022

Cinemateca exibe filmes com recursos de acessibilidade para surdos e cegos

A Cinemateca de Curitiba passará a exibir filmes com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. O Cinema de Inclusão terá audiodescrição, legendas e tradução em Libras, sempre em um sábado de cada mês, às 15h.

A primeira sessão do Cinema Inclusivo na Cinemateca será neste sábado (2) com a exibição do longa “Carmen Miranda: Bananas is my Business” com audiodescrição e legendas. O filme é um documentário que conta a vida e a trajetória de sucesso e fala da personalidade da cantora e atriz portuguesa Carmen Miranda, sensação no Brasil e no exterior entre as décadas de 1930 e 1950.

Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Squiba, a iniciativa atende uma parcela da população que normalmente não tem muitas opções de lazer, principalmente quanto aos produtos audiovisuais.

Os deficientes visuais e auditivos têm poucas oportunidades para consumir esses produtos culturais, eles ficam limitados àquilo que é adaptado para as suas necessidades”, diz Márcia.

 Além disso, complementa, as sessões serão uma oportunidade para conexão dos participantes, que terão um espaço de bate-papo ao final da exibição para se conhecerem e discutirem sobre a obra”.

Os filmes que estarão na programação fazem parte do vasto acervo da Cinemateca e terão adaptações como audiodescrição e Libras. Entre os filmes que já estão na lista de espera para serem exibidos nos próximos meses temos os longas “Eles Não Usam Black-tie”, baseado na peça de Gianfrancesco Guarnieri, e a comédia “Nem Sansão Nem Dalila”, além de uma série de mostras temáticas de curtas-metragens.

Márcia conta que a ideia surgiu inspirada pela experiência que teve trabalhando com Luiz Amorim, professor de música com baixa visão que atualmente coordena projetos inclusivos de musicalização no Conservatório de MPB de Curitiba.

A Cinemateca está situada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco. Mais informações: 3321-3252 ou  www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/cinemateca-de-curitiba/

 

Conservatório de MPB vira sala de aula para alunos com deficiência visual

A vontade de fazer algo parecido na Cinemateca levou ela e Marcos Saboia, coordenador do espaço, a se reunirem com pessoas com deficiência e instituições para idealizarem o projeto. A iniciativa está sendo apoiada pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura e pela Seção de Braille da Biblioteca Pública do Paraná, que irá oferecer um curso prático aos funcionários e voluntários da Cinemateca, para que possam recepcionar e auxiliar os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário