segunda-feira, 6 de junho de 2022

Nova exposição no Museu da Gravura mostra relação entre animais e seres humanos

Domésticos, urbanos, selvagens, animais de formas variadas estão habitando temporariamente as paredes do Museu da Gravura, no Solar do Barão. “Bichos Vizinhos”, a nova exposição do espaço, reúne obras de sete artistas e mostra aspectos do animal na natureza e também no cotidiano dentro de casa.

O trabalho também traz uma intervenção de Jozé Roberto da Silva em uma parede. O artista usa a figura do animal em tamanho natural para questionar algumas posições sociais, usando pregos para realizar o desenho.

A exposição fica em cartaz até 5 de agosto. Com entrada de graça e livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira (h às 12h e das h às 18h) e sábados, domingos e feriados (12h às 18h).

PANDEMIA E PERDA – “Bichos Vizinhos” é um projeto idealizado pelo artista e biólogo Dalton Reynaud, quando era orientador de desenho no Museu da Gravura. A chegada da pandemia paralisou os trabalhos dos artistas.

Em julho de 2021, Dalton faleceu, vítima da covid-19. “Foi um baque para nós. Conversamos com a equipe, e achamos que seria legal continuar a ideia dele, já que é um projeto que ele investiu tanto tempo”, comenta Lahir Ramos, curadora da exposição.

A maioria dos trabalhos foi feita pelos artistas em suas casas. Lahir explica que cada artista trabalhou de forma independente, e esse processo resultou em uma pluralidade nas obras.

Cada um pode apreciar a pesquisa de cada artista, já que cada uma tem sua peculiaridade. A gente está perto dos bichos, mas quando olha uma imagem que mostra um aspecto diferente dele, isso pode ser provocativo”, disse a artista.

Os trabalhos expostos em Bichos Vizinhos são de autoria de Dalton Reynaud (in memoriam), Jéssica Luz, Jozé Roberto da Silva, Juliana Leonor Kudlinski, Luciano Ogura, Maria Lucia de Julio e Vinícius Buzzatto.

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba está situado no Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro) e tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário