O
Museu Oscar Niemeyer se mantém em destaque quando o assunto é conquistar do
público. Mesmo neste ano de pandemia, o MON alcançou mais de 5 milhões de
pessoas com suas atividades virtuais. E mesmo fechado durante sete meses por
causa do coronavírus inaugurou seis exposições físicas.
As
mostras são” Ásia: A Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição” e “Man Ray
em Paris”, abertas antes do início da pandemia, e “Tony Cragg – Espécies Raras”;
“Gente no MON”, de Dico Kremer; “Violência Sob Delicadeza”, de Vera Martins, e “Yutaka
Toyota – O Ritmo do Espaço”, após a reabertura em outubro.
Houve
ainda dois projetos de itinerâncias para municípios paranaenses. O MON levou a
exposição “Artigas, nos Pormenores um Universo” a Ponta Grossa e “O Mundo
Mágico dos Ningyos” a Irati. As mostras foram inauguradas nos meses de novembro
e dezembro.
Outra
conquista do museu em 2020 foi chegar à fase final de negociações para a vinda
de uma expressiva e importante coleção de arte para o acervo do museu, o que
deverá ser consolidado no início do próximo ano.
PROTOCOLO DE SEGURANÇA - O MON elaborou um projeto e
implementou um rígido protocolo sanitário, aprovado pela Secretaria de Estado
da Saúde. O plano incluiu, por exemplo, ampla sinalização com adesivos;
controle de público na entrada do museu e em cada sala expositiva; higienização
e medidas para promover o distanciamento; processo de desinfecção de todo o
material externo que entra no museu, com criação de sala especial para o
procedimento.
Outras
ações são a capacitação da equipe interna para atendimento ao público durante a
pandemia; versão online para todo o material de apoio do museu, como folder e
guia de programação; incentivo à venda de ingressos online, MON Loja versão
online e outros.
MON EM CASA – Desde março, quando os espaços
culturais foram fechados para evitar a disseminação do coronavírus, o MON
também intensificou a produção de conteúdo virtual, aumentando o público nas
redes sociais e propiciando conhecimento e descontração de maneira remota.
No
período de março a novembro, as atividades online realizadas pelo museu
alcançaram mais de 5 milhões de pessoas pelas redes sociais da instituição.
Apenas as mediações e oficinas artísticas online somaram um público superior a
um milhão.
“As ações virtuais deixaram de ser apenas
informativas para se transformarem em vivências e experiências que proporcionam
trocas enriquecedoras com quem acessa”, afirma a diretora-presidente do
MON, Juliana Vosnika.
Ela
destaca que as ações online nasceram de um desafio, mas tornaram-se uma maneira
de integrar, conectar e fazer com que as equipes internas do museu conduzissem
esse momento. “O enorme alcance obtido
demonstra que as ações foram muito bem-aceitas pelo público”, comenta.
As
tradicionais oficinas artísticas do MON foram adaptadas para serem feitas à
distância, com materiais simples, que geralmente as pessoas têm em casa. Em
oito meses, foram disponibilizadas cerca de 50 oficinas, via Youtube, Instagram
e Facebook. Todo o material pode ser encontrado nas redes sociais, com a
hashtag #monemcasa, no canal do Youtube ou no hotsite http://museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/.
Muitas
outras ações virtuais foram lançadas pelo MON durante o isolamento social, como
um quiz semanal sobre o mundo das artes e séries temáticas de mediações.
ARTE PARA MAIORES – O programa Arte para Maiores,
direcionado para o público com mais de 60 anos, também ganhou uma versão
virtual que conquistou seguidores até mesmo fora do País.
“O programa é de grande importância para
exercitar imaginação e criatividade”, disse a funcionária pública
aposentada Ismenia Pavanatti, participante há quatro anos do Arte Para
Maiores. Ela destaca que a pandemia
trouxe um grande desafio de adaptação e renovação diária. “Neste contexto,
tornou-se muito importante continuarmos nossas atividades culturais”, diz.
Em
uma das oficinas ela produziu um trabalho inspirado no artista curitibano
Fernando Velloso, após ter assistido a um diálogo dele transmitido ao vivo pelo
canal do Youtube do museu. “Sou muito
grata ao MON e ao Arte Para Maiores”, afirma.
Na
versão online, todos os participantes do programa recebem por whatsapp
sugestões de oficinas variadas, sempre acompanhadas por links que trazem sons,
vídeos e PDFs explicativos. A maioria das atividades está relacionada às
exposições do MON e podem ser realizadas em casa. A proposta é a mesma das
reuniões presenciais: aproximar o público das artes visuais. Mesmo com a
reabertura do museu, a versão online do programa se mantém.
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