quarta-feira, 26 de abril de 2023

Livro sobre Paranismo está à venda nas lojas #CuritibaSuaLinda

O livro “Paranismo”, lançado como parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba, está à venda nas lojas #CuritibaSuaLinda. De autoria do professor e crítico de arte carioca José Roberto Teixeira Leite, a obra é a mais completa sobre o movimento cultural surgido no começo do século 20 para valorizar as raízes do Paraná.

O livro custa R$ 100 e está disponível em cinco unidades da rede, no Memorial Paranista, Jardim Botânico, Mercado Municipal, Palacete Wolf e Shopping Estação. A obra também está sendo distribuída em instituições como bibliotecas públicas, universidades e acervos.

As lojas da rede #CuritibaSuaLinda vendem produtos artesanais, de design e com temas relacionados à identidade curitibana.

O LIVRO - Publicada pela Fundação Cultural de Curitiba, a edição complementa o maior projeto cultural da gestão do prefeito Rafael Greca, que é a criação do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas, no Parque São Lourenço.

Com prefácio de Greca, posfácio de Samuel Ferrari Lago e texto da primeira-dama Margarita Pericás Sansone sobre os memoriais de Curitiba, a publicação foi lançada no dia 30 de março, na abertura da exposição “Curitiba, Capital do Paranismo”, no Memorial de Curitiba.

Valorizar a arte paranaense e ressaltar a importância artística do Paranismo são os objetivos do livro, em edição de 253 páginas e capa dura. A imagem da capa é inspirada em antigas edições da revista Ilustração Paranaense, publicação da época que se tornou porta voz do movimento caracterizado por utilizar elementos da natureza, como o pinheiro, o pinhão, a erva-mate, a onça e a gralha azul, para destacar a singularidade das artes do Paraná.

ARTISTAS - O escultor João Turin (1878-1949) foi a expressão máxima, mas outros artistas e intelectuais das artes plásticas, música, cinema e literatura também fizeram parte dessa proposta estética e estão mencionados no livro. Bakun, Traple, Nísio, De Bona, Lange de Morretes, Zaco Paraná, Guelfi, Romário Martins, Bento Mossurunga, Didi Caillet, Arthur Wischral são alguns dos nomes envolvidos com o movimento.

O autor do livro, o professor Teixeira Leite, é o maior especialista em Paranismo e na obra de Turin. Nasceu no Rio de Janeiro, dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes entre 1961 e 1964 e exerceu a crítica de arte em diversos veículos da imprensa brasileira. É também autor do livro “João Turin: Vida, Obra, Arte”, de 2014.

Livro “Paranismo” à venda nas lojas #CuritibaSuaLinda

Loja Mercado Municipal de Curitiba - Av. Sete de Setembro, 1865, Centro. Aberta de terça a sábado das 9h às 18h. Domingos das 9h às 13h. Não abre às segundas-feiras

Loja Jardim Botânico - R. Engº. Ostoja Roguski - Jardim Botânico. Aberta diariamente das 9h às 18h

Loja Memorial Paranista - Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço (Parque São Lourenço). Aberta de terça a domingo das 10h às 18h

Loja Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2.775 – Rebouças. Aberta de terça a sábado das 10h às 18h. Domingo e feriados das 12h às 19h

Loja Palacete Wolf - Praça Garibaldi, 7, Centro Histórico. Aberta aos domingos das 9h às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário