quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Últimos dias para visitar a exposição "Serguei Eisenstein e o Mundo" no MON

A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo” poderá ser vista até domingo (28). A mostra, em cartaz na Sala 11, é uma realização do Museu Oscar Niemeyer (MON) e reúne um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos culturais que, juntos, sintetizam o processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. A curadoria é de Luiz Gustavo Carvalho e Naum Kleiman, especialistas em Serguei Eisenstein.

Do teatro Kabuki às culturas pré-colombianas e da Revolução Russa à Haitiana: essas são algumas das diversas culturas e marcos históricos que influenciaram o artista. Para compor esse recorte, a mostra também apresenta objetos da coleção africana e asiática, pertencentes ao acervo do Museu, que promovem um intenso diálogo com filmes de Eisenstein.

Na semana passada o MON promoveu um ciclo de palestras e mesas-redondas sobre o cineasta. As atividades do programa “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” tiveram entrada gratuita. Outra parte da programação envolveu a exibição de quatro filmes. Além de apresentar algumas das principais obras-primas do diretor, a programação incluiu longas influenciados pela estética eisensteniana. Foram apresentados "O Grande Ditador", "Ivan, o Terrível", "A Pedreira de São Diogo" e "O Encouraçado Potiómkin".

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário