segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Espetáculo sobre o mito de Medeia tem temporada gratuita no YouTube

Até o dia 19 de setembro, está em cartaz gratuitamente no YouTube, a peça “Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia”, da Cia Banquete Cultural, criada especialmente para o formato teatro-web. As apresentações acontecem aos sábados - dias 12 e 19 -, às 21h, no canal da companhia. A classificação indicativa é 14 anos.

O mito de Medeia, de origem grega, mostra a história de uma mulher que afronta leis divinas e humanas para se vingar de um marido infiel, chegando, inclusive, a matar seus próprios filhos. Na peça “Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia”, o mito é trazido para a atualidade, em um momento de pandemia. A história mostra um tempo futuro, onde Medeia adverte sobre sua real identidade e justifica suas ações do passado, e um tempo presente há uma pandemia lá fora. Medeia realiza uma vídeo-chamada para delegada. Entre delírios e lembranças, está prestes a fazer uma confissão. A delegada, mais preocupada com o que se passa em sua delegacia, esforça-se para compreender os relatos de Medeia.

O texto do espetáculo é livremente inspirado nas “Medeias” de Eurípedes e Heiner Müller, no romance “As Leis da Gravidade”, de Jean Teulé, e nos poemas, ensaios, escritos e entrevistas de Adélia Prado e Simone de Beauvoir. Toda a encenação se passa através de imagens e sons captados pelos notebooks e celulares das duas protagonistas e do ator do espetáculo. Com autoria e direção de Jean Mendonça, o espetáculo tem no elenco Beth Grandi, Elton Lellis e Rose Abdallah, e conta com supervisão de Silvana Stein, trilha sonora de Betto Marque e Paula Pardón, direção de arte de Alexandra Arakawa e produção executiva e fotográfica de Marcia Otto.

 

UM NOVO FAZER TEATRAL - O texto da peça foi finalizado em março, logo no início da pandemia, quando os artistas brasileiros estavam sem saber o que fazer, já que todos os teatros foram fechados devido a pandemia da covid-19. “Todo o processo criativo de ensaio, produção, gravação e montagem foi realizado com cada um em sua residência, tudo feito on-line, respeitando os protocolos de segurança recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”, explica Jean Mendonça.

De acordo com o diretor, a ideia foi exatamente fomentar a possibilidade de um novo fazer teatral, o teatro-web, mas sem a intenção de substituir o teatro presencial. “Não estávamos interessados no pioneirismo, embora consideremos esse ato histórico importante, mas sim na real continuidade das artes cênicas. Por isso fomos na contramão e arriscamos com uma dramaturgia ambientada neste momento pandêmico”, ressalta.

O espetáculo foi contemplado e realizado através do edital Cultura Presente nas Redes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro/SECEC-RJ. “Em tempos tão difíceis para a humanidade e para a classe artística, que foi profundamente afetada, como muitos dizem: a primeira a parar e provavelmente a última a retornar ao trabalho normal, é um alento ser contemplado por editais de cultura nas redes e ao mesmo tempo, um estímulo a continuar pesquisando novas formas do fazer cênico por meio de outras ferramentas e plataformas digitais”, comenta Jean Mendonça.

Assista ao trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário