quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta obras inéditas no fim de semana

Do clássico ao jazz erudito. Assim será o concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba neste fim de semana. Estreias nacionais, obras de Beethoven e Kapustin serão executadas com direção musical e solos do violinista Alejandro Aldana e do pianista Fábio Martino.

As apresentações acontecem nesta sexta-feira (19), às 20h, e no sábado (20), às 18h30. Ingressos custam R$ 35 e 17,50 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria da Capela Santa Maria ou pelo site www.minhaentrada.com.br. A meia entrada vale para estudantes, idosos (60 anos ou mais) e gestantes. 

No segundo dia de apresentação, o concerto será transmitido ao vivo gratuitamente, pelo youtube do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e no Coreto Digital, telão 360ª do Passeio Público.

A peça que abre o concerto é a clássica e emblemática “Sonata para Violino e Piano nº9” "Kreutzer Sonata”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), que recebeu uma inusitada adaptação para violino e cordas de Gabriel Marques e Vinícius C. Jaloto. Escrita em 1803, a obra é notável por sua dificuldade técnica e duração incomum (cerca de 10 minutos).

Na segunda parte do programa, o pianista Fábio Martino se junta a Aldana para interpretar o “Concerto Duplo para Violino, Piano e Orquestra de Cordas”, de Nikolai Kapustin (1937-2020). O compositor contemporâneo adquiriu renome como pianista de jazz e improvisador. Essa fusão de estilos díspares se tornou uma marca registrada do catálogo de Kapustin.

Convidados para esses concertos ao lado da Orquestra de Câmara, os músicos Aldana e Martino formam o DUO AM. O duo recentemente gravou o seu primeiro CD, “Déjà Vu”, com previsão de turnê pelo Brasil para o próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário