quinta-feira, 24 de março de 2022

Musical sobre a história de Curitiba estreia no Passeio Público

O Passeio Público de Curitiba será o próximo palco do espetáculo musical “Evocação para Curitiba 329 Anos”. A estreia será neste sábado (26), às 19h, na Ilha da Ilusão, mesmo espaço onde são feitas as apresentações do Natal de Curitiba.

“Evocação para Curitiba” conta em forma de música e teatro a história da fundação da cidade e terá outras três apresentações, sempre às 19h, no Passeio: domingo (27), segunda (28) e na terça-feira (29), encerrando a temporada na data do aniversário de Curitiba. Se chover, as apresentações serão transferidas para o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.

O mesmo espetáculo já foi levado ao Teatro da Vila, na CIC, e às Ruas da Cidadania do Fazendinha e Pinheirinho. Nesta sexta-feira (25) será apresentado na Rua da Cidadania do Boqueirão, e no domingo (27), além do Passeio Público, terá uma apresentação às 11h30, no Memorial de Curitiba.

Os curitibanos terão, portanto, muitas oportunidades ainda de assistir à versão musicada do auto da fundação de Curitiba. Com características de ópera, a encenação é uma das principais atrações da programação de aniversário da cidade.

Produção da Fundação Cultural de Curitiba, o auto, tanto na versão tradicional quanto na nova versão musical, foi concebido a partir de uma pintura do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990) que se encontra no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná.

As cenas reproduzem os principais momentos históricos da fundação da cidade e 13 atores interpretam personagens como Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara e o cacique Tindiquera.

MÚSICA NO FIM DE SEMANA - No último fim de semana do mês do aniversário de Curitiba, outras atrações musicais estão programadas. O cantor e compositor Carlos Careqa faz dois shows no Teatro do Paiol, neste sábado e domingo, às 20h. No domingo, antes da apresentação que comemora os 50 anos do teatro, o prefeito Rafael Greca inaugura um relevo em bronze em homenagem ao compositor Vinícius de Moraes, que fez o primeiro show do Paiol em dezembro de 1971, e também assina a ordem de serviço para o início das obras de restauro do espaço.

A Rua da Cidadania do Boqueirão será palco de dois shows musicais de música popular brasileira: sábado, às 20h, com o músico Luís Rolim e Banda, e domingo, às 20h, com o Trio Traquitana. No domingo, mais uma atração musical: o concerto da Orquestra À Base de Corda, às 11h30, na Praça do Conservatório de MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário