terça-feira, 22 de março de 2022

Natureza em sacas de café: a nova e inusitada exposição no Museu da Fotografia

O Museu de Fotografia de Curitiba, no Solar do Barão, abriu mais uma exposição. Com o nome de “Natureza”, a instalação de Mariana Canet apresenta uma variada coleção de fotos do meio ambiente brasileiro, com algo inusitado: elas são expostas costuradas em sacas de café.

A exposição ocupará todas as três salas do museu e ficará no local até 29 de maio. A entrada é gratuita e o espaço fica aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

Com passagem pela embaixada do Brasil em Londres, na Inglaterra, e pela Casa do Brasil em Madri, Espanha, a instalação terá sua estreia em território nacional no Museu da Fotografia.

A autora Mariana Canet, que é paranaense, se diz realizada em conseguir trazer o trabalho para Curitiba. “Muita gente do mundo inteiro teve a oportunidade de conhecê-lo e os curitibanos agora também podem”, comenta a fotógrafa.

As fotos representam vários ambientes da natureza brasileira, foram tiradas em lugares como o pantanal, a mata atlântica, a mata de pinheirais e o cerrado. Para a artista, é importante que a natureza não seja vista apenas como um recurso, mas como um patrimônio artístico-cultural do país.

SACOS DE CAFÉ - O uso de sacos de café foi uma forma encontrada por Mariana de trazer à tona, com as fotografias, um pouco de sua inspiração: a natureza. Isso porque, ao colocar as representações da natureza, as fotos, sobre um produto feito de um material natural, as sacas, o conteúdo das fotografias estaria retornando à sua origem.

Além disso, Mariana comenta que também se inspirou na sua infância, vivida nas fazendas de café do Norte do Paraná. “Passei boa parte da minha vida na terra vermelha, nos cafezais, e os sacos de café fazem parte da minha infância”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário