quinta-feira, 24 de março de 2022

Programação da Cinemateca celebra Curitiba na telona

Na próxima semana, Curitiba comemora 329 anos e a Cinemateca exibirá dois filmes, neste sábado (26) e domingo (27), às 16h, com entrada gratuita. As duas obras, um curta e um longa-metragem, têm relação com a história e cultura da cidade, mostrando o trabalho de alguns de seus artistas mais talentosos.

O primeiro é o curta-metragem “Em Busca da Curitiba Perdida”, baseado em um conto do escritor curitibano Dalton Trevisan; e o segundo filme, “Belarmino e Gabriela”, é um documentário sobre o casal de músicos regionais paranaenses.

Já no dia 31 de março, às 19h, será exibido o curta documental “A Pandemia em Curitiba” (2021), registrando alguns meses de 2021 na cidade, antes e durante o período de vacinação contra a covid-19.

EM BUSCA DA CURITIBA PERDIDA - Dirigido por Estevan Silveira e baseado num dos contos do livro Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan, o curta “Em Busca da Curitiba Perdida” leva o espectador a uma viagem pela capital paranaense, passando pela Praça Tiradentes, as ruas do Centro, o Viaduto João Negrão, o bebedouro do Largo da Ordem, o Museu Paranaense e outros espaços.

Enquanto isso, o narrador se recorda destes lugares da cidade e traz para a tela uma reflexão sobre as várias “curitibas” que existem: aquela que é vista por quem vem de fora, aquela que os curitibanos presenciam, e a do narrador, e como todas essas visões de Curitiba são diferentes e únicas, mas simultâneas.

BELARMINO E GABRIELA - Já Belarmino e Gabriela é um documentário que, com depoimentos de pessoas próximas, reconstrói a vida e carreira de Salvador Graciano e Júlia Alves Graciano, mais conhecidos como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. O casal de paranaenses formou uma dupla sertaneja de sucesso a partir dos anos 1940, passando com suas músicas por circos, programas de rádio e televisão.

Além disso, o filme intercala essas entrevistas com apresentações das canções da dupla por músicos paranaenses, feitas em um cenário inspirado em um circo, onde Belarmino e Gabriela costumavam se apresentar.

A PANDEMIA EM CURITIBA - Curta-documentário do cineasta Luiz Luz que traz um mosaico visual da cidade de Curitiba durante alguns meses de 2021, antes e durante do início da vacinação da população contra a pandemia do covid-19. É um ensaio que coloca luz sobre as transformações, restrições e comportamentos sociais que fizeram – e fazem – parte da vida curitibana no cenário pandêmico. Produção da Stalker Filmes, com bate papo após a exibição. (BR, 202, 33', livre).

A Cinemateca de Curitiba está situada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário