terça-feira, 12 de julho de 2022

Coro da Camerata faz homenagem ao maestro Roberto De Regina

Maestro icônico, Roberto de Regina será homenageado nos próximos concertos do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Sob a regência e direção musical de Mara Campos, nos dias 15 (20h) e 16 (18h30), o grupo apresenta um repertório que promete reviver a música antiga e celebrar os 95 anos de seu fundador e maestro emérito. Os ingressos estão à venda na bilheteria da Capela Santa Maria ou pelo site www.minhaentrada.com.br.

O mesmo Programa será reapresentado no Rio de Janeiro, cidade natal do homenageado e com a ilustre presença do próprio. Esse é o retorno do grupo a capital carioca depois de 25 anos da última turnê no estado. Os concertos que acontecem no dia 20 de julho, quarta-feira, no Teatro da Universidade Federal Fluminense (Niterói) e, no dia seguinte, dia 21, na Sala Cecília Meireles, na Lapa.

É com muita emoção e gratidão por seu legado de conhecimento, prática e inspiração - potência e partilha de uma vida dedicada à música antiga em nosso país que o Coro da Camerata faz essa homenagem”, destaca Mara Campos.

Sobre o seleto repertório dedicado ao maestro De Regina, a regente destaca que o programa “propõe um itinerário musical variado em que a polifonia vocal é condutora(..) Partimos da música renascentista ibérica e francesa, cuja vitalidade, humor e refinamento espelham o temperamento, a desenvoltura e a criatividade do trabalho autoral de Roberto”.

Em sequência, o grupo apresentará a emblemática "Music for a While" (H. Purcell), e encerra o programa, “Alleluia”, de Jake Runestad, que reflete “a circularidade de nosso itinerário neste programa e nos leva a revisitar o ponto de partida, para que a música antiga reverbere em nossos dias, transcendendo assim nossa condição temporal com o propósito da celebração”, conclui.

ROBERTO DE REGINA - Nascido no Rio de Janeiro em 1927, Roberto de Regina é um dos maiores cravistas brasileiros, responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos dois primeiros discos de cravo e música antiga no país, além do primeiro grupo de música antiga. A partir dos anos 1960, foi um dos grandes responsáveis pela disseminação do instrumento no Brasil, como regente ou solista.

Além de influenciar musicalmente as gerações seguintes, sua atuação como luthier ampliou as possibilidades de acesso para os futuros instrumentistas. Em 2014, o maestro reafirmou a importância do grupo curitibano como um dos trabalhos de maior importância em sua carreira. "Durante muito tempo a Camerata Antiqua foi o único grupo no Brasil a se especializar na música antiga. Fizemos gravações e o grupo foi firmando seu nome no país(..) Esse grupo me deu a chance de dar grandes voos na música, regendo algumas das maiores obras da humanidade", lembra. (Jornal Gazeta do Povo, 2014).

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba tem regência de Mara Campos (SP). Os solistas são Paulo Mestre (contratenor), Maico Sant’Anna e Sidney Gomes (tenores), Cláudio de Biaggi e Marcelo Dias (baixos). O Ensemble Instrumental é formado por Ângela Sasse (flautas doces), Kristina Augustin (viola da gamba), Guilherme de Camargo (teorba e guitarra barroca) e Luís Fernando Diogo (eercussão)

A Capela Santa Maria Espaço Cultural está situada na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro, e os ingressos custam R$ 35,00 e R$ 17,50 (meia-

Nenhum comentário:

Postar um comentário