segunda-feira, 18 de julho de 2022

Museu Municipal de Arte abre duas novas exposições

O Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, recebe duas novas exposições: “Tela Transeunte”, mostra interativa que reúne arte, ciência e tecnologia e “Noite de Walpurgis”, um novo conjunto de pinturas, desenhos e gravuras do artista Pedro Goria. A entrada é gratuita.

A primeira delas, “Tela Transeunte”, foi aberta na quarta-feira (13) e aborda temas da arte digital e da arte híbrida, que são acessados pelo público de maneira participativa. A obra tem 100 telas em acrílico que formam um quadrado de um metro quadrado.

VISITANTE NO COMANDO - Ao se depararem com a tela em exposição, os visitantes terão sua presença captada e seus movimentos interagem com a imagem, gerando diferentes composições cromáticas.

Nessa experiência em tempo real, se combinam também as nuances e lembranças dos diferentes materiais de pintura, parafina, tintas e solventes sobre os suportes tradicionais de arte. É a junção da linguagem analógica e digital que constroem uma experiência híbrida no espectador.

“Tela Transeunte” ficará aberta à visitação até 11 de outubro.

A exposição é fruto de uma investigação sobre pintura tradicional e tecnologia de Bianca Orsso no curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAP/UNESPAR). O resultado é, também, um trabalho colaborativo entre os artistas e pesquisadores Denise Bandeira, Luiz Antonio Salgado e Mateus Pelanda.

PEDRO GORIA - Na sexta-feira (15) o MuMa abriu a exposição “Noite de Walpurgis”, do artista plástico Pedro Goria. As pinturas e gravuras são inspiradas na lendária Noite de Santa Valburga, um rito tradicional pagão da Idade Média para afugentar os maus espíritos.

O que encontramos na exposição de Pedro Goria é a retomada simbólica desse mesmo ritual. O artista nos convida a suspender o comezinho dos dias e a vislumbrar que o sagrado e o profano coexistem, sem necessidades de hierarquizações”, descreve a curadora da mostra, Fabiana Faversani.

Pedro Goria tem uma longa carreira nas artes visuais. Iniciou sua trajetória na Escola Alfredo Andersen, onde concluiu o curso de Pintura e Desenho em 1982. Diplomou-se especialista em História da Arte do Século XXI na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

No MuMa também continua em cartaz a exposição do 1º Salão de Arte em Vidro. A mostra curitibana que se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro pode ser visitada até domingo (24/7).

O Museu Municipal de Arte MuMA – Portão Cultural está situado na Av. República Argentina, 3430, Portão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário