quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Cândido destaca trajetória de David Foster Wallace, "o escritor que mudou o jogo"

Está no ar a edição 122 do jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, que resgata e analisa a trajetória do cultuado escritor norte-americano David Foster Wallace (1962-2008). Conhecido, entre outros livros, pelo romance “Graça Infinita” (1996) - considerado um clássico inovador da literatura contemporânea -, Wallace está de volta às livrarias e bibliotecas brasileiras com “Um Antídoto Contra a Solidão”, recém-lançada compilação de entrevistas que jogam luz sobre sua vida e seus processos criativos.

Além de ouvir os tradutores de sua obra no Brasil, o repórter João Lucas Dusi mostra os bastidores de seus principais trabalhos e elenca curiosidades sobre seu universo (como o filme “O Fim da Turnê”, de 2015, que reconta um período específico de cinco dias da vida do autor, interpretado por Jason Segel).

A influência dele na literatura contemporânea como um todo pode ser vista sob a chave do que chamaram de ‘nova sinceridade’, uma espécie de desnudamento das vulnerabilidades psíquicas dos narradores. E também no sentido de estimular novamente a pesquisa formal, os jogos narrativos, a obsessão pelos detalhes e o questionamento do narcisismo e dos vícios relacionados à mídia e ao entretenimento", explica o escritor e tradutor gaúcho Daniel Galera, um dos entrevistados da matéria.

Outros destaques do Cândido de setembro: entrevistas com Adriana Lisboa e Carlos de Assumpção (concedidas a Hiago Rizzi e Luiz Felipe Leprevost), artigo de Maria José da Silveira na coluna Pensata, poemas de Amanda Vital e Lauro Mesquita e um ensaio fotográfico assinado pelo coletivo Prédios de Curitiba. A arte da capa é de Juliano Soares.

Leia no site www.candido.bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito do arquivo com o novo projeto gráfico aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário