quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Museu Paranaense apresenta projeto selecionado no Edital de Ocupação do Espaço Vitrine

"Finalmente, Museu!", a segunda proposta selecionada no I Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, no Museu Paranaense, será inaugurada nesta quinta-feira (9), e permanece em cartaz até o dia 7 de novembro.

No mesmo dia, a partir das 19h30, acontece uma live de divulgação da abertura pelo Instagram do Mupa. Participam da transmissão Gabriel Biselli e Luiz Solano, com participação especial do pesquisador e curador Yuri Quevedo e da arquiteta e pesquisadora Isabel Sanchez. Biselli e Solano integram o Clube, instituição privada que estabelece uma prática entre a discussão e a produção da arquitetura.

Fundado em 2019, Clube foi selecionado em vários concursos de arquitetura e seus integrantes foram responsáveis pela organização de diversas palestras, oficinas e exposições.

A mostra é composta por uma instalação que apresenta um projeto de museu concebido para lidar com um colapso e é composta por três elementos: uma maquete modelada em material sintético, uma superfície reflexiva e uma iluminação em série.

"Finalmente, Museu!" problematiza o espaço da vitrine, suas qualidades materiais e a proposição "Sinal dos Tempos", que norteou o conteúdo programático do Mupa em 2020, partindo dos campos da arquitetura, estética e política.

EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa que foi lançado pelo Museu Paranaense em 2019. Tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura que dialoguem com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação.

Na primeira edição do programa foram selecionadas três propostas que serão expostas ao longo de 2021. "Finalmente, Museu!", do Clube, é a segunda mostra selecionada a ser apresentada ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário