quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Show “Marcio Juliano - Outro Samba” encerra turnê virtual pelo Paraná

O show “Marcio Juliano - Outro Samba” está circulando virtualmente, com transmissão ao vivo pelo Youtube, desde julho, por várias cidades do interior do Paraná. Paiçandu, Balsa Nova, Lapa, São Mateus do Sul, Antonina e Rio Negro já foram contempladas. As últimas apresentações serão dedicadas a Medianeira, dia 30 (quinta), e Tijucas do Sul, dia 1º (sexta), ambas às 19h. As apresentações podem ser assistidas pelo Canal Marcio Juliano no Youtube

Tijucas do Sul, por enquanto, será a última cidade por onde o show, que marca o lançamento do DVD do cantor, irá “passar”. Apesar de ser direcionada para cidades específicas, a apresentação pode ser vista de qualquer lugar, basta clicar no link no dia e horário programados. Mas, após a transmissão não ficará mais disponível online.

O show audiovisual é uma colagem sofisticada de 12 clipes gravados em diferentes momentos e espaços, parte deles realizados em 2019 e outra em 2021, durante a pandemia. O clipe que abre o show “Eu Quero Um Samba” (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa), por exemplo, retrata este contexto do isolamento social, foi criado a partir da colaboração de vários artistas que se gravaram dançando em suas casas. O Teatro Guaíra, em Curitiba, foi usado como locação para alguns clipes. O palco, a plateia, as coxias, e os camarins serviram de cenário para as gravações realizadas presencialmente no ano passado, respeitando todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos artistas e da equipe.

“Outro Samba” é um mergulho na Época de Ouro, período representado por uma geração de grandes compositores brasileiros entre 1929 e 1945, mas com uma leitura contemporânea deste universo musical. Conta com virtuoses como Sérgio Albach (clarone e clarinete), que também assina a direção musical, Daniel Migliavacca (bandolim e violão tenor), Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luís Rolim (bateria e percussão).

Dorival Caymmi, Wilson Baptista, Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso estão presentes no repertório com narrativa diversa que homenageia o samba e suas múltiplas possibilidades, mas que, sobretudo, evoca a alegria, o amor e a superação da melancolia.

As composições retratam um país que me interessa discutir, refletir e que, ainda hoje, abordam questões relevantes, como no caso da música ‘Pedreiro Waldemar’ (Wilson Baptista e Roberto Martins) que constrói um edifício e depois não pode entrar. Bem oportuna também é a reflexão de Noel Rosa na mordaz e bem-humorada composição ‘Com que Roupa?’ (Noel Rosa)”, conta Marcio Juliano que também dirige o trabalho.

Os clipes que compõem o show misturam diferentes linguagens e trazem a participação de muitos artistas. Estão presentes: Orquestra à Base de Sopro de Curitiba na faixa “Boneco/Nega do Cabelo”, releitura que mescla “Nega do Cabelo Duro” e “Boneca de Pixe”, que também conta com a participação das cantoras Érica Silva (Banda Mulamba), Iria Braga, Milena Tupy e da atriz Cassia Damasceno (Companhia Brasileira de Teatro). A cantora Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade, está em “Judiaria”, de Lupicínio Rodrigues e a performer Giorgia Conceição - Miss G atua em “Na Aldeia” (Silvio Caldas, Caruzinho e De Chocolat). Tem ainda a participação ilustre de artistas de fora do Paraná, como a cantora Mônica Salmaso, considerada uma das mais importantes do Brasil, em “Provei” (Noel Rosa e Vadico), e o trombonista Raul de Souza, falecido em junho deste ano, que gravou “Na Aldeia”.

Outro Samba é um convite para o compartilhar virtual, para a escuta coletiva que nos leva, através da música, a uma determinada história do Brasil. Uma possibilidade de conexão com nossa ancestralidade na tentativa de compreender os caminhos e as escolhas coletivas que nos trouxeram até aqui”, conclui Marcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário