quarta-feira, 18 de maio de 2022

Com novo álbum, Orquestra à Base de Corda retorna aos palcos

Após quase dois anos longe do público, por causa da pandemia da covid-19, a Orquestra à Base de Corda (OABC) volta a se apresentar ao vivo neste fim de semana. No palco da Capela Santa Maria, o grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba faz dois concertos de lançamento do novo álbum: “Orquestra à Base de Corda Interpreta Compositores de Curitiba”.

O terceiro álbum da orquestra é todo inspirado no legado de músicos de origens e formações diversas que atuaram em Curitiba em diferentes épocas, de variadas estéticas e estilos musicais. Na semana passada, o grupo fez um lançamento on-line, em uma live no YouTube.

As apresentações ao vivo serão nesta sexta-feira (20), às 20h, e no sábado (21), às 18h30. Os ingressos estão à venda pela plataforma Minha Entrada.

Nos concertos, a OABC executará as 12 faixas do novo álbum, que começou a ser construído em 2017 e se materializou em arranjos inéditos para compositores conhecidos e também nunca gravados antes.

"Temos nesse trabalho quase um século de produção musical curitibana, de compositores nascidos ou não na cidade, mas que de alguma forma contribuíram muito para a criação e difusão da música na capital paranaense”, destaca João Egashira, maestro e violonista da OABC.

Nesse novo trabalho, o público pode conferir interpretações para obras de Benedito Nicolau dos Santos (1878-1956) e de Osiel Fonseca (1975-2008) ou ainda as mais recentes composições dos atuais integrantes da OABC como Renan Bragatto, Julião Boêmio e Egashira.

O novo CD da OABC traz no encarte uma breve biografia de cada compositor que empresta músicas para o álbum. O curitibano Benedito Nicolau dos Santos, por exemplo, foi regente, crítico de arte, teatrólogo e professor. Dedicou-se ao violão e ao violoncelo, foi amigo e influenciador de Heitor Villa-Lobos.

FRUTO DE PESQUISA MUSICAL - O ponto de partida do novo álbum foi uma pesquisa do músico Tiago Portella, feita em 2012 com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Ele foi atrás das famílias, de partituras, biografias, compilou tudo”, disse Egashira.

A esse passado musical curitibano, a OABC juntou composições atuais de músicos integrantes do grupo e tudo isso será apresentado ao vivo, nos dois concertos deste fim de semana.

A ORQUESTRA DE CORDA DE CURITIBA - A Orquestra à Base de Corda foi criada em 1998 e é mantida pela Prefeitura de Curitiba. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a OABC já se apresentou em importantes festivais e eventos como: Instrumental Sesc Brasil (SP), 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí, Acorde Brasileiro (RS), Virada Cultural (SP), Projeto Unimúsica (RS), Festival de Orquestras Populares (DF), Oficina de Música de Curitiba e Festival de Inverno de Antonina.

Durante esse período, o grupo já se apresentou ao lado de grandes nomes como Paulinho da Viola, Dominguinhos, Lenine, Zeca Baleiro, Mônica Salmaso, Elza Soares, Diogo Nogueira, Martinho da Vila, Renato Borghetti, Paulinho Moska.

A Capela Santa Maria Espaço Cultural está situada na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário