terça-feira, 30 de agosto de 2022

Com arte, cultura e história, Curitiba celebra os 200 anos da Independência do Brasil

Com encenações nas regionais, inauguração de escultura de D. Pedro I, concertos, filmes, leituras e exposições, Curitiba prepara uma grande programação para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil. A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba promovem a partir da próxima semana uma série de atrações por toda a cidade, envolvendo arte, cultura, educação e história. Toda a programação é gratuita.

Nestes 200 anos da pátria brasileira estamos fazendo o maior programa didático de arte educação, compreendendo música, iconografia, leitura e teatro, reforçando o nosso compromisso de fazer de Curitiba uma cidade educadora, que valoriza a memória e o conhecimento”, destaca o prefeito Rafael Greca.

O centro das atrações é o Memorial de Curitiba, espaço cultural repleto de referências históricas da cidade, do Paraná e do Brasil. Na Praça do Iguaçu será inaugurada uma escultura (relevo) de Dom Pedro I, criada pelo artista plástico curitibano Rafael Sartori. A obra ficará no Memorial em caráter permanente, compondo o conjunto de elementos artísticos do espaço. “É um presente de Curitiba para a nação brasileira”, diz o prefeito.

No Memorial de Curitiba também estará a exposição Debret 1822 – Independência do Brasil, inaugurada em setembro do ano passado para dar início às comemorações do bicentenário. A mostra reúne reproduções fotográficas de pinturas e desenhos do francês Jean-Baptiste Debret, que retratou o Brasil do início do século 19.

A nova escultura se integrará ao rico acervo de obras de arte existentes no Memorial de Curitiba, como as pinturas do artista Sérgio Ferro, que retratam a história de Curitiba, e o grande painel que remete ao descobrimento do Brasil. Lá estão também esculturas de outros grandes artistas como Victor Brecheret, Poty Lazzarotto, Zaco Paraná, João Turin e Ricardo Todd, o Rio de Pinhões, esculpido por Elvo Benito Damo, os bustos de personalidades históricas e os altares retábulos da antiga Matriz de Curitiba que formam a Capela dos Fundadores.

ENCENAÇÃO NAS REGIONAIS - O bicentenário será comemorado em todas as dez regionais de Curitiba com as encenações do Auto da Independência, espetáculo cênico didático, voltado ao público infantil, com a participação de atores interpretando os personagens históricos daquele período.

O espetáculo será apresentado também no Memorial de Curitiba, no Teatro da Vila da CIC e no Instituto de Educação, em evento que comemora os cem anos do prédio da instituição.

MÚSICA - Recitais de canto lírico com o tenor Vitorio Scarpi e concertos da Camerata Antiqua de Curitiba e dos grupos de câmara Ensemble Serenade e Ensemble de Música Barroca também compõem a programação, assim como filmes relacionados ao tema de independência.

CINEMA, ANIMAÇÃO E LITERATURA - O Cine Passeio e o Teatro da Vila vão exibir o premiado “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanski, e o clássico “Independência ou Morte”, com os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes.

A Gibiteca de Curitiba e o Coreto Digital apresentarão o projeto multimídia “As Vidas da Independência do Brasil”, dos artistas André Caliman e Magnon Almeida, com ilustrações e animações de 20 personagens icônicos da independência do Brasil.

As Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba se integram à programação promovendo atividades relacionadas ao tema.

 

Atrações da Prefeitura pelo bicentenário da Independência

AUTO DA INDEPENDÊNCIA - De 30 de agosto a 6 de setembro. Ruas da Cidadania e outros espaços das regionais. Espetáculo cênico dirigido às crianças e que reproduz os principais episódios da proclamação da Independência, com atores representando personalidades da época e participação do personagem Curitibinha. O auto será apresentado nas Ruas da Cidadania e outros espaços das regionais, e também no Memorial de Curitiba, no Teatro da Vila e no Instituto de Educação, em evento que comemora os 100 anos do prédio que abriga aquela instituição de ensino no centro da cidade.

Dia 30/8 – Regionais Pinheirinho (às 10h30) e Tatuquara (às 15h30)

Dia 31/8 – Regional Boa Vista (10h30)

Dia 1º/9 - Regionais Boqueirão (10h30) e Matriz (15h30)

Dia 2/9 – Portão (10h30) e Santa Felicidade (15h30)

Dia 3/9 – Teatro da Vila (16h)

Dia 4/9 – Memorial de Curitiba (12h)

Dia 5/9 – CIC (11h) e Cajuru (15h)

Dia 6/9 – Instituto de Educação (10h) e Bairro Novo (15h)

RECITAL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Quarta-feira (31/8), às 19h. Capela dos Fundadores - Memorial de Curitiba. Tenor curitibano vencedor do maior concurso de canto lírico do Brasil ‘Maria Callas’, Vitorio Scarpi apresenta concerto acompanhado do pianista Thiago Teixeira. Compositores de referência que construíram a história da música erudita no Brasil fazem parte do programa, como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno e Heitor Villa-Lobos.

INAUGURAÇÃO DA ESCULTURA EM HOMENAGEM AOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Quinta-feira (1º/9), às 15h. Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba. Relevo em bronze, criado pelo artista plástico Rafael Sartori, com 2m de largura por 2,4m de altura, que tem como elemento central a figura de D. Pedro I. A imagem reproduz o grito às margens do Ipiranga, momento simbólico da separação de Portugal e do nascimento do Brasil Imperial. Além da figura do imperador, a obra tem ao fundo os contornos do mapa do Brasil, ladeados de elementos cultural e economicamente significativos das cinco regiões do país. A obra será instalada em caráter permanente na Praça do Iguaçu, no Memorial de Curitiba. Na inauguração, com a presença de 250 crianças da rede municipal de ensino, haverá apresentação do Auto da Independência, recital de Vitorio Scarpi cantando “O Guarani”, de Carlos Gomes, acompanhado do pianista Thiago Teixeira, e execução dos Hinos Nacional e da Independência com a participação da Banda Lyra. Serão distribuídas às crianças as cartilhas “As Vidas da Independência do Brasil”, dos artistas André Caliman e Magnon Almeida.

ESTREIA DO FILME “A VIAGEM DE PEDRO”, DE LAÍS BODANSKY - Quinta-feira (1º/9), às 15h. Cine Passeio. Em 1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil (interpretado por Cauã Raymond), busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão, Miguel, que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Ele entra na embarcação em busca de um lugar e também em busca de si mesmo, refletindo sobre sua vida, seus erros e acertos enquanto monarca.

No Cine Passeio haverá uma sessão no sábado (3/9) que contará com a presença da diretora Laís Bodansky. Esta exibição será seguida de um bate-papo com mediação de Marden Machado, diretor de cinema e curador do espaço. No 7 de Setembro, uma quarta-feira, será realizada às 15h outra sessão especial deste filme, mas desta vez no Teatro da Vila, na CIC.

MÚSICA DA INDEPENDÊNCIA – ENSEMBLE SERENADE - Quinta-feira (1/9), às 19h. Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba. A música barroca é o foco deste concerto com direção artística e violino de Matheus Proust. Além de obras que mostram as faces do Brasil Imperial, o narrador Walter Lima Torres Neto declamará trechos de cartas do Imperador à Marquesa de Santos e ao Rei de Portugal. Formado por um quarteto de cordas e voz do tenor Sidney Gomes, o grupo completa seu quinto ano de existência nessa apresentação.

CONCERTO EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA - Sexta-feira (2/9), às 20h e sábado (3/9), às 18h30. Capela Santa Maria Espaço Cultural. A Camerata Antiqua de Curitiba celebra o bicentenário da Independência do Brasil com obras icônicas da história nacional. Com regência do flautista e maestro paulista Ricardo Kanji serão executadas composições do imperador D. Pedro I, de José Maurício Nunes Garcia e Sigismund von Neukomm.

OFICINAS DE ESCULTURA - CELEBRANDO O LUGAR QUE HABITAMOS E MONUMENTOS ÀS NOSSAS INDEPENDÊNCIAS - Sábado (3/9), às 10h30 e 14h. Memorial Paranista. “Celebrando o Lugar que Habitamos” é uma oficina temática para o público infantil. As crianças poderão conhecer o Atelier de Escultura do Memorial Paranista e o escultor Rafael Sartori, que concebeu o relevo Dom Pedro I para o bicentenário da Independência do Brasil. O artista irá compartilhar com as crianças a experiência de produzir uma grande escultura. Em seguida, as crianças poderão produzir seus próprios trabalhos inspirados no lugar em que habitam.

“Monumento às Nossas Independências” é uma ação dirigida ao público adulto, que propõe, por meio da modelagem em argila, uma reflexão sobre a Independência do Brasil enquanto um processo histórico e social que se estende até a atualidade.

EXPOSIÇÃO AS VIDAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Terça-feira (6/9), às 18h. Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão. “As Vidas da Independência do Brasil” é um trabalho multimídia dos artistas André Caliman e Magnon Almeida, com ilustrações e animações de 20 personagens icônicos da independência do Brasil. As ilustrações e os textos, publicados em uma edição impressa, são de autoria de André Caliman.  Além da edição impressa e do site, o projeto conta com uma exposição das obras físicas e virtuais, no Solar do Barão – Sala Noviski. A exposição tem curadoria de Rogério Bealpino. O projeto foi realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

MÚSICA DO BRASIL IMPERIAL - Terça-feira (6/9), às 19h. Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba. O Ensemble de Música Barroca Curitiba desenvolve um trabalho consistente e aprofundado na pesquisa e intepretação da música dos séculos 17 e 18, um repertório pouco explorado na atualidade. Com direção artística e violino de Matheus Proust, o grupo é formado pelo contratenor Paulo Mestre, o tenor Sidney Gomes, a flautista Zélia Brandão e o guitarrista Jorge Burmester.

DOCUMENTÁRIO SOBRE VICTOR MEIRELLES E ANIMAÇÕES DIGITAIS DO PROJETO AS VIDAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Exibições no Coreto Digital – Passeio Público. De 1º a 12 de setembro. O Coreto Digital do Passeio Público vai exibir alternadamente um documentário sobre o artista Victor Meirelles e as animações digitais do projeto do ilustrador André Caliman e Magnon Almeida sobre personagens da Independência. Victor Meirelles (1832-1903) foi um pintor e professor do Brasil Império, um dos mais importantes representantes da pintura histórica brasileira do século 19. Ele é o autor do famoso quadro Primeira Missa no Brasil e pintou também os retratos de D. Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.

EXPOSIÇÃO DEBRET 1822 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Mostra permanente. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. Memorial de Curitiba – 1º e 2º andar. Reproduções fotográficas de obras do pintor Jean-Baptiste Debret, integrante da missão francesa que veio ao Brasil no início do século 19. Inaugurada em setembro de 2021, a mostra deu início às celebrações, na cidade, dos 200 anos da Independência do Brasil. As reproduções fotográficas foram feitas a partir da edição fac-símile do álbum original intitulado Voyage Pittoresque et Historique au Brésil (Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil), uma narrativa iconográfica do cotidiano brasileiro da época.

LEITURAS SOBRE O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - A Casas da Leituras da Fundação Cultural de Curitiba terão atividades relacionadas ao tema da Independência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário