quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Copel retira 450 kg de fiação ociosa em postes do centro histórico

Uma força-tarefa da Companhia Paranaense de Energia (Copel) retirou 1.850 metros de cabos – o equivalente a 450 quilos -, da Rua Kellers, no Centro Histórico, no primeiro dia da operação de organização de fios e cabos aéreos instalados nos postes da cidade. Iniciado na segunda-feira (15), o trabalho conta com o apoio da Prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Obras Públicas (Smop), do Urbanismo (SMU) e de Defesa Social e Trânsito (SMDT), e continuou na terça-feira (16), na Avenida Jaime Reis.

De acordo com a Copel, na Rua Kellers foram identificadas irregularidades como cabos clandestinos, baixos, desativados ou rompidos. Além de causar poluição visual, o uso irregular dos postes da Copel também coloca em risco os cidadãos.

A intervenção dá andamento a uma parceria, firmada pelo prefeito Rafael Greca junto à diretoria da Copel, em agosto do ano passado, com vistas à segurança da população e à melhoria da paisagem urbana.

As intervenções fazem parte da primeira etapa de um plano de ação de organização do cabeamento aéreo e de retirada de fios irregulares em 14 endereços, entre os que já têm infraestrutura de cabeamento subterrâneo existente e os que integram os projetos Rosto da Cidade e Caminhar Melhor, em andamento pela Prefeitura.

COMPARTILHAMENTO DE POSTES - A utilização dos postes em todo o País pelas redes de energia e dados segue normas definidas pelas agências reguladoras de telecomunicações (Anatel) e de energia elétrica (Aneel). Por lei, as concessionárias de energia devem conceder o uso das estruturas: na configuração de instalação em um poste, as redes de média e baixa tensão estão na parte superior, e os cabos de telecomunicações e dados na parte inferior dos postes.

A manutenção dos fios de telefone, internet e TV a cabo cabe às operadoras, que podem ser notificadas - e até multadas - pela Copel quando usam de maneira inadequada as estruturas compartilhadas. Recentemente, a Copel estruturou uma equipe própria dedicada exclusivamente à atuação nessa área. Nos casos em que a fiação oferece risco, o consumidor pode comunicar a Copel, pelo telefone 0800 51 00 116.

REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO - Nesta primeira fase de retirada dos fios ociosos, como parte do cronograma de requalificação do espaço urbano dos projetos Caminhar Melhor e Rosto da Cidade, estão a Rua Kellers, entre a Doutor Muricy e Martim Afonso, e a Avenida Jaime Reis nos trechos entre as ruas Desembargador Ermelino de Leão e Doutor Muricy e no entorno da Praça João Cândido.

Nas próximas fases, com calendário ainda a ser definido pela Copel, entrarão as ruas Cândido Lopes e Carlos de Carvalho, no trecho entre a Praça Tiradentes e a Visconde de Nácar; a Rua Riachuelo, desde a Praça Generoso Marques até a 19 de Dezembro; a Alameda Prudente de Moraes, entre a Fernando Moreira e a Carlos de Carvalho; as ruas Sete de Setembro, Francisco Torres, Doutor Faivre, General Carneiro, da Paz, Visconde de Guarapuava e Presidente Affonso Camargo, no entorno do Mercado Municipal; a Voluntários da Pátria, entre a Praça Osório e a Saldanha Marinho; a Trajano Reis, desde a Praça do Gaúcho à Praça Garibaldi; a Saldanha Marinho em dois trechos: da José Bonifácio até a Visconde de Nácar e da Fernando Moreira à Fernando Simas; a Emiliano Perneta, desde a Praça Zacarias até a Desembargador Motta; a Rua João Negrão, desde a XV de Novembro até a André de Barros; a Rua Barão do Serro Azul e a Avenida Cândido de Abreu, desde a Travessa Nestor de Castro até o MON; a Rua Paula Gomes, desde a Trajano Reis até a Riachuelo, e a Marechal Deodoro, desde a Mariano Torres até a João Negrão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário