quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Culturas árabe, cristã e judaica unidas pela música do Ladies Ensemble

Fronteiras e conflitos dão lugar à integração pela música neste final de semana em Curitiba, num espetáculo realizado pelo Ministério do Turismo e Solar do Rosário no Auditório Regina Casillo, no centro da cidade. A Orquestra Ladies Ensemble apresenta nesta sexta-feira (12) e sábado (13) o “Concerto Étnico - As 3 Culturas”, que traz músicas antigas das culturas árabe, cristã e judaica.

Na sexta-feira, o espetáculo será às 20h. No sábado, às 17h. Os ingressos custam R$ 35,00 e R$ 17,50 (meia) e já estão disponíveis para compra antecipada no site da Disk Ingressos: https://www.diskingressos.com.br. O evento também terá uma ação social: o público é convidado a levar doações de alimentos não perecíveis, que serão revertidas para o Hospital Pequeno Príncipe, entidade beneficiada do projeto.

O Auditório Regina Casillo, que integra a estrutura do Solar do Rosário, uma iniciativa cultural mantida pela iniciativa privada desde 1992, fica na Rua Lourenço Pinto, 500.

O repertório abrange músicas compostas entre os anos 1100 e 1200 D.C., momento em que esses povos conviviam em harmonia na Península Ibérica, em especial no sul da Espanha. Cidades como Córdoba e Toledo, muito desenvolvidas na época, eram habitadas por árabes, judeus sefarditas e cristãos, que compartilharam idiomas perfeitamente entendidos entre si, cultura e história.

Para reproduzir essa riqueza, a orquestra traz instrumentos da época, como o alaúde, que será tocado pelo solista convidado Abed Tokmaji. Refugiado sírio, Abed mora em Curitiba e é irmão da integrante da Ladies Ensemble Myria Tokmaji, que trouxe para a orquestra a sonoridade do qanum, instrumento de cordas originário do século X.

Lucia Loxca, esposa de Abed, também participará do concerto, como cantora. A ela caberá o repertório andaluz. A mezzo soprano Daniele de Oliveira, de Curitiba, canta as músicas cristãs. De São Paulo vem a cantora Fortuna, responsável pelas obras em sefaradi e hebraico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário