quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Em 2019, Curitiba ganhará mais 23 Faróis do Saber e Inovação


Curitibanos vão ganhar neste ano mais 23 Faróis do Saber e Inovação, além dos dez já inaugurados desde o início da atual gestão. Para isso, 23 farois já existentes serão escolhidos e remodelados para funcionar como oficinas de criatividade e criação de protótipos, com impressoras 3D.
Os Faróis do Saber foram criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para servirem como bibliotecas com acesso gratuito à internet. Agora, a proposta dos Faróis da Inovação está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade - e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional. São utilizados por estudantes e também abertos à comunidade.
Desde a inauguração do primeiro farol no novo modelo, em 2017, já participaram de atividades inovadoras mais de 9,5 mil estudantes, 550 professores e 600 moradores.
Além de entregar novos farois, em 2018 a Secretaria Municipal da Educação investiu R$ 15 milhões em tecnologia educacional, equipamentos de informática, kits de robótica, impressoras 3D, conectividade, sistemas informatizados, entre outros recursos destinados ao uso administrativo e educacional.

MOSTRA DE TALENTOS - Em dezembro de 2018, foi realizada no Memorial de Curitiba uma exposição de trabalhos desenvolvidos nos faróis transformados em espaços maker. Os visitantes apreciaram dezenas de experiências, protótipos e objetos criativos feitos com impressora 3D. Os trabalhos foram executados em oficinas promovidas no contraturno escolar.
Os projetos dos estudantes também foram compilados no Caderno dos Faróis do Saber e Inovação. O material reúne relatos de experiências realizadas nessas unidades e conta a história dos Faróis do Saber e da transformação para a nova fase.

LABORATÓRIO INÉDITO - Uma das unidades nesse conceito é o Laboratório Pedagógico de Inovação, o Lapi, inaugurado em novembro na sede da Secretaria Municipal da Educação, no Alto da Glória.
O espaço, que pode ser utilizado por professores, estudantes e comunidade, conta com impressora 3D, kits de robótica, chromebooks (computadores rápidos), kits de programação, óculos de realidade virtual.
Além do Laboratório Pedagógico de Inovação, foram transformados em Faróis do Saber e Inovação e entregues à população as unidades Dona Pompília (ao lado da escola municipal de mesmo nome, no Tatuquara); Rubem Braga (Escola Municipal Rio Negro, no Sítio Cercado); Dante Alighieri (Escola Vinhedos, em Santa Felicidade); Mário Quintana (Escola Municipal Wenceslau Braz, no Boqueirão; Fernando Amaro de Miranda (Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, na CIC); Herbert José de Souza (Escola Municipal Marumbi, no Cajuru); Manuel Bandeira (Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho); Rocha Pombo (Escola Papa João XXIII, no Portão); e José de Alencar (Escola São Mateus do Sul, no Pinheirinho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário