quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Biblioteca publica livro de entrevistas com 23 escritores


A Biblioteca Pública do Paraná, por meio do selo Biblioteca Paraná, lançou o livro “Um Escritor na Biblioteca - 2014/2018”. A obra reúne entrevistas com 23 escritores brasileiros que participaram do projeto homônimo ao longo das últimas cinco temporadas.
Idealizado na década de 1980 e retomado em 2011, o projeto mensal “Um Escritor na Biblioteca” traz autores de literatura brasileira contemporânea para bate-papos sobre suas carreiras e obras. Sempre com a presença de um mediador, eles também são instigados a falar sobre temas variados e as suas relações com bibliotecas.
Esta é a terceira reunião em livro dos bate-papos que originalmente foram publicados no jornal “Cândido”, publicação dedicada à literatura editada pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP) desde agosto de 2011.
Nesses tempos em que, para o leitor, não basta ler uma obra, mas também conhecer o que o autor tem a dizer sobre criação literária, leitura e influências, a participação de escritores em bate-papos com o público é um programa quase obrigatório. Alguns dos principais autores brasileiros das últimas décadas estão no livro. São vozes fundamentais que, individualmente, mas, acima de tudo em conjunto, comprovam a riqueza da produção brasileira contemporânea.
A variedade dos entrevistados presente no livro é grande. Escritores veteranos e já consagrados, como Mario Prata, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant'Anna, Silvano Santiago, Marina Colassanti e João Silvério Trevisan dialogam com autores mais jovens, como Daniel Galera, Fabrício Capinejar, Angélica Freitas, Paulo Lins, José Luiz Passos e Beatriz Bracher.
Também estão no livro um notável tradutor (Paulo Henriques Britto), dois biógrafos (Lira Neto e Ruy Castro), um agitador cultural (Marcelino Freire) e um professor de escritores (Luiz Antônio de Assis Brasil). Além deles, completam o time de entrevistados os paranaenses Alice Ruiz, Laurentino Gomes, Mário Bortolotto, Miguel Sanches Neto e Paulo Venturtelli.

Mais informações: 3221-4994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário