quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Premiada pianista italiana interpreta obra ícone de Chopin nesta quinta

Uma das mais celebradas séries de composições clássicas da música ganha uma interpretação emocionante, em apresentação única em Curitiba. A premiada pianista italiana Gloria Campaner apresenta os 24 Prelúdios de Chopin nesta quinta-feira (20), no Auditório Regina Casillo, com entrada gratuita.  

A sequência completa é considerada de difícil execução, por uma variedade de pequenos detalhes e dificuldade no controle da sonoridade, exigindo muito dos músicos que a tocam. Gloria tem mais de 20 prêmios internacionais no currículo e já tocou com orquestras como a Filarmônica de Berlin e a Metropolitan Opera de Nova York. 

O evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália no Paraná, Consultado Honorário do Reino da Bélgica no Paraná, Instituto de Cultura Italiana de São Paulo e Solar do Rosário. 

Os Vinte e Quatro Prelúdios Opus 28 foram elaborados por Frédéric Chopin entre 1835 e 1839, e exploram sistematicamente os 24 tons maiores e menores pelo ciclo de quintas, uma sequência de notas distanciadas por intervalos simétricos. Cada prelúdio tem sua particularidade, alguns sendo muito fáceis de tocar, comumente ensinados a alunos iniciantes de piano, enquanto outros são virtuosíssimos. A alternância de velocidades, tons e até de cadências que surpreendem, torna a obra toda especial e difícil de apresentar por completo. Os prelúdios de Chopin inspiraram grandes nomes da música, de Debussy e Rachmaninoff até Tom Jobim e Jimmy Page, do Led Zeppelin.

Gloria Campaner foi uma dessas alunas que aprendeu os prelúdios simples ainda na infância, dando seus primeiros passos no piano por volta dos cinco anos. O icônico compositor continuou sendo referência em sua extensa carreira, até que decidiu interpretar os 24 Prelúdios por completo há seis anos, o que resultou na gravação de um disco, no ano passado.

Conquistando mais de vinte prêmios internacionais e em sua terra natal, a italiana Gloria Campaner é uma celebrada pianista camarista. Como solista ou integrante de orquestras, fez turnês pela China, EUA, Índia, Europa, Ilha de Páscoa e muitas outras localidades. Colaborou com destaques de diferentes países, do Borusan Quartet na Turquia aos espanhóis do Azahar Ensemble. Atuou ainda como solista de prestigiadas orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Orquestra Sinfônica de Seattle, o Metropolitan Opera de Nova York e a Orquestra Nacional de Santa Cecília em Roma. Comanda ainda ações educacionais e beneficentes em diversos países, incluindo o Brasil.

O Auditório Regina Casillo está situado na Rua Lourenço Pinto, 500, Centro. Estacionamento gratuito no local.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário