quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Quarteto de cordas com direção de Fábio Zanon apresenta obras de Paganini

Com entrada gratuita, quarteto de cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta sonatas para violino e violão de Paganini. O concerto com direção musical e violão de Fábio Zanon, acontece neste sábado (22), às 18h30, na Capela Santa Maria, espaço cultural dedicado à música erudita, mantido pela Prefeitura de Curitiba.

Para garantir lugar na plateia, basta retirar os ingressos presencialmente, na bilheteria da Capela Santa Maria, com um dia de antecedência (sexta-feira, 21), ou no dia do concerto, uma hora antes. O limite é de 280 lugares.

Este é o último ensemble (conjunto) da temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba. Nesse tipo de concerto, os músicos se apresentam em formações menores e com repertórios diferentes dos habituais tocados com a formação completa.

MAIOR LENDA DO VIOLINO - O concerto comemora os 240 anos do compositor Niccollò Paganini, conhecido por ser a maior lenda da história do violino. Nessa apresentação, o violino ficará a cargo do spalla da Camerata, Winston Ramalho, a viola de Guilherme Santana e violoncelo de Marcus Ribeiro.

O diretor musical e violonista, Fábio Zanon, conta com um extenso currículo internacional e atualmente é professor e Fellow da Royal Academy of Music em Londres, desde 2013 e responde pela coordenação artística e pedagógica do maior festival de música do país, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

Conta que apesar de Paganini ser famoso pelo seu virtuosismo no violino, o seu talento ao violão era em nível comparável. “Os 15 quartetos estão entre suas melhores composições, que revelam um lado experimental nem sempre aparente em obras de virtuosidade”, comentou o Zanon.

A Capela Santa Maria Espaço Cultural está situada na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário