sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Guitarra romântica e cordas dedilhadas estão em dois concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba

Com destaque na guitarra romântica de Guilherme de Camargo, a Orquestra de Câmara de Curitiba se apresenta neste fim de semana na Capela Santa Maria. O programa intitulado Cordas Dedilhadas, sob a direção musical e cravo de Fernando Cordella, traz músicas de Luigi Boccherini, Mauro Giuliani e Wolfgang Amadeus Mozart. 

As apresentações acontecem na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273) nesta sexta-feira (25), às 20h, e no sábado (26), às 18h30. Ingressos estão disponíveis para compra no site comprenozet.com.br

A guitarra romântica veio da guitarra barroca e surgiu em torno de 1750, sendo antecessora do violão tradicional. "Um instrumento diferente com uma sonoridade única", explica Cordella. "Ninguém melhor que o Guilherme, especialista em cordas dedilhadas de variados períodos históricos, para ser o representante deste interessante instrumento".

PROGRAMA - O repertório musical selecionado reflete a era em que foi concebido o instrumento e cria uma experiência sonora que transcende o passado e o presente.

"Não apenas a guitarra barroca apresenta as cordas dedilhadas. Os instrumentos da orquestra em alguns momentos das obras também, inclusive na partitura se sugere que sejam tocados de lado. Um formato que o público vai gostar de apreciar", conta o diretor musical.

O ponto alto da noite será o “Concerto para Guitarra e Orquestra Op. 30 em Lá Maior”, de Mauro Giuliani (1781-1829), uma joia do acervo da guitarra romântica. Essa obra, conhecida por sua alta dificuldade técnica, será executada em sua totalidade.

A serenata “La Musica Notturna dele Strade di Madrid”, de Luigi Boccherini (1743-1805), abrirá o programa, levando o público a uma atmosfera noturna inspirada nas ruas de Madri.

O concerto culminará com a renomada “Eine kleine Nachtmusik”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), cuja conexão estilística com a obra de Giuliani será explorada ao longo da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário