segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Orquestra italiana se despede de Curitiba com apresentação única no Regina Vogue

A boa notícia para quem não viu ou quer ver de novo o Ensemble italiano Viaggiatori Armonici é que eles irão fazer mais uma apresentação em Curitiba. Após temporada de sucesso na Caixa Cultural, com sessões lotadas, a orquestra se despede dos curitibanos com apresentação única, nesta terça-feira (15), às 20h, no Teatro Regina Vogue (Shopping Estação).

O show “Love Parade”, título do terceiro álbum da Orquestra, traz ao palco 11 músicos ecléticos que tocam mais de 40 instrumentos variados: à base de cordas, sopro e percussão. A apresentação local conta com convidados especiais: o baixista curitibano Glauco Solter e o Grupo Vocal Baobá.

O lançamento mundial do novo trabalho foi em Treviso, cidade base do grupo, em dezembro de 2022. Além de Curitiba, os músicos também irão tocar na Ilha do Mel, dia 19, no Festival Jazz A Gosto.

Esta é a segunda vez que a orquestra vem ao Brasil e se apresenta em Curitiba, local de nascimento do seu fundador, o violonista, compositor e arranjador Carlos da Costa Coelho. O músico vive na Itália há 34 anos e fundou o grupo em parceria com a flautista Sabrina Agosto, em 2012.

O repertório do novo disco que reúne músicas totalmente instrumentais retrata a trajetória do grupo, a sua liberdade de estilo e sonoridade única. “Essas composições carregam nossas vivências, nosso trabalho, nossas ideias. É um grande arcabouço musical”, descreve Carlos. A faixa que dá nome ao trabalho foi composta na pandemia, durante o isolamento social. “É uma marcha, ela revela a necessidade que tínhamos de caminhar em alguma direção, de nos movermos coletivamente, de nos unirmos. Estávamos todos sofrendo e tínhamos em comum a busca pelo movimento, por uma saída”, lembra.

O novo single já pode ser ouvido nas principais plataformas de streamings de música e quem preferir pode também adquirir o CD físico, a edição limitada será comercializada nos shows. 

Ao todo são nove faixas, duas delas foram compostas por músicos de Curitiba e dedicadas ao grupo: “Quando a Lua Canta no Mar”, de Fabiano Silveira, o Tiziu e “Viaggiatori Armonici” de Daniel Migliavacca.

Além das composições próprias (novas e antigas), Lenine e César Guerra-Peixe também estão no repertório do show no Teatro Regina Vogue.

Carlos da Costa Coelho, fundador e arranjador do Ensemble Viaggiatori Armonici, deixou Curitiba há mais de 30 anos e percorreu vários continentes para conhecer a música e os músicos do mundo. Morou na Índia, Suécia, Espanha, Turquia, entre outros, até radicar-se na Itália onde fundou o grupo.

SOBRE O VIAGGIATTORI ARMONICI - Com repertório amplo, além da própria música e de obras dedicadas ao grupo, executa desde a música renascentista até a música contemporânea, abraçando com originalidade épocas distintas e interpretando com arranjos próprios músicas de autores como John Dowland, Guerra-Peixe, Henrique de Curitiba, Peter Gabriel, David Byrne, Dominguinhos, entre outros.

Lançou seu primeiro CD “Storie D’Inverno”, em 2017. E o segundo “A Semente Que Virou Pássaro”, em 2019. “Love Parade” é o terceiro álbum (2022). Este ano está lançando o documentário “Iperreale – Viaggiatori Armonici no Brasil”, dirigido por Fernando Coelho, um registro da turnê realizada no Brasil, em 2019. 

O Teatro Regina Vogue está situado no Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775 - Piso 2, Rebouças. Os ingressos para esta apresentação custam R$90,00 e R$45,00 (meia).

 

SAIBA MAIS:

Site: www.viaggiatoriarmonici.com

Canal YouTube: http://youtube.com/viaggiatoriarmonici

Vídeo de Introdução: https://youtu.be/6hgMga8kpRg

Vídeo Capela Santa Maria Curitiba:  https://youtu.be/LJ8v5oKrXvc

 

Redes Sociais:

https://www.instagram.com/viaggiatori_armonici/

https://www.facebook.com/ViaggiatoriArmonici

Nenhum comentário:

Postar um comentário