segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Cacai Nunes mostra em show solo a viola além do universo caipira

Nascido em Pernambuco, desde criança morando em Brasília, Cacai Nunes traz em seu trabalho boa parte do que conhecemos como Música Popular Brasileira. Ritmos nordestinos como forró, baião e xote, o choro carioca e brasiliense, a música caipira e a de origem africana, tudo faz sentido no seu trabalho de intérprete, compositor, pesquisador e divulgador. Pois Cacai resolveu há anos revelar ser um artista de influências múltiplas e mesmo tendo escolhido a viola para tocar, buscou agregar ao instrumento diversas possibilidades, repertórios muito diversos.
O violeiro é a atração do projeto Solo Música desta terça-feira (26), às 20h, na Caixa Cultural de Curitiba Um dia antes, no dia 25 de setembro, às 19 horas, no Conservatório de MPB, o músico falará de uma de suas paixões: o Forró.
Esta será a primeira vez que Cacai se apresenta em Curitiba. “Será uma grande satisfação mostrar a intimidade que criei nestes anos com minha viola nesse projeto tão significativo para quem faz música. O Solo Música é fartura nos tempos de seca. Fico muito honrado por estar ao lado de tantos artistas de renome, num projeto que privilegia a atuação do músico, em versão solo, ao lado de seu instrumento”, diz o artista. Neste show, Cacai faz uma mostra da riqueza do seu trabalho, tocando como prefere chamar “viola brasileira”, um repertório que esta bem além do universo caipira tão identificado com o instrumento .
No show há a influência da música erudita revelada na sua opção de tocar “Mazurka-Choro”, de Villa-Lobos. A música nordestina de faz presente com “Depois da Sanfona”, do próprio Cacai, “Tesouro e Meio” de Luiz Gonzaga e “Arrumação”, de Elomar. O choro, tão relacionado com Brasília, está presente com “Floreaux”, de Ernesto Nazareth. E a música caipira, claro, com a clássica “Tristeza do Jeca” de Angelino Oliveira e “Ai Amor”, de Carreirinho. O show traz, ainda, uma homenagem do músico a natureza do cerrado, com obras de Roberto Correa e composições próprias, como “Lobo Guarânia”. “Cacai está paulatinamente, sem pressa, se colocando entre os grandes violeiros do país e faz isso de maneira  muito especial, tocando repertório que não é usual na viola”, enfatiza Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.

Desde a infância em Brasília - Cacai Nunes nasceu em Pernambuco e foi criado em Brasília. Iniciou seus estudos de viola brasileira em 2001, tendo estudado com Marcos Mesquita e Roberto Corrêa. Seu outro mestre foi Alencar 7 Cordas, responsável por alavancar o interesse pela harmonia funcional na música popular. Seu primeiro CD “O Avesso”, de 2006, traz composições próprias e arranjos a músicas de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Dilermando Reis.  Em 2013, lançou o CD “Casa do Chapéu”, onde apresenta elementos da música dos terreiros de candomblé e temas sobre a natureza do cerrado. “Cacai Nunes e Regional Chora Viola”, realizado com os músicos Dudu Sete Cordas (violão de sete cordas), Leo Benon (cavaquinho) e George Lacerda (pandeiro), CD lançado em 2017 e que é consequência ao seu envolvimento com choro que o fez fundar dez anos antes o Curso de Viola na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.
Como violeiro, Cacai Nunes levou sua arte ao exterior: em Washington (EUA), Argel (Argélia), Bamako (Mali), La Coruña (Espanha), Paris (França), Genebra (Suíça), Amsterdã (Holanda), Bogotá (Colômbia) e por oito cidades do Chile, incluindo a capital Santiago.
É pesquisador de música brasileira. Criou na internet o blog Acervo Origens (www.acervoorigens.com), e um programa homônimo na Rádio Nacional Brasília FM 96,1mhz. Em 2010, Cacai Nunes realizou, por meio da Bolsa da Funarte, o projeto intitulado “Um Brasil de viola”, em que registrou em áudio e vídeo a vivência de tocadores de viola em nove estados do país  e disponibilizou tudo gratuitamente no blog www.umbrasildeviola.blogspot.com.
Outro interesse seu é o forró. É criador e DJ do projeto “Forró de vitrola”, que já realizou mais de 80 bailes em Brasília e que nos últimos anos passou também a ocupar espaços públicos, ao transformar uma Kombi em carro de som.O projeto paralelo a carreira de violeiro levou o músico este ano a Europa, com apresentações na Espanha, Itália e Portugal. Em Curitiba, Cacai fará uma palestra sobre Forró no dia 25 de setembro, às 19 horas, no Conservatório de MPB, com entrada franca. Abordará este gênero musical do Nordeste desde seus primórdios e falará, claro, dos principais artistas: Luiz Gonzaga,  Dominguinhos e Sivuca.

A apresentação de Cacai Nunes tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário