sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Curitiba comemora independência da Nigéria com arte, bola e debate

A gente anda na rua e os brasileiros perguntam: você é haitiano? Eles acham que todos os negros [estrangeiros] são haitianos. Nós queremos mostrar a nossa cultura, a cultura da Nigéria”.
A observação é do secretário financeiro da Comunidade Nigeriana no Estado do Paraná (Conipa), Abiola Sulaimon Yusuf.
O país completa no domingo (1º/10) o 57º aniversário de sua independência, e em Curitiba haverá celebração, com uma programação em três dias promovida pela comunidade e que conta com apoio da Prefeitura.
A Nigéria é conhecida como o “Gigante da África”: é o país mais populoso do continente e tem mais de 500 grupos étnicos.
Na capital paranaense vivem cerca de 60 nigerianos hoje, segundo estimativa da Conipa. Apesar desse contingente modesto, eles aproveitarão a data para, além de comemorar um fato importante do país, promover integração com outras comunidades africanas (e do Caribe) e também para discutir temas como racismo e mostrar um pouco da cultura nigeriana.
Precisamos desmistificar que Curitiba não tem negros, porque temos aqui várias etnias e a nigeriana é apenas uma delas”, diz Adegmar José da Silva, o Candiero, assessor de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba. Ele participará de uma roda de conversa que visa aproximar os brasileiros e nigerianos.

Bola no pé - As comemorações começam já no próximo domingo (24), com um campeonato de futebol na Praça Zumbi dos Palmares (veja programação completa abaixo). Além dos nigerianos, participam jogadores da Angola, Benin, Gana, Congo, Guiné-Bissau, Haiti, Egito, Marrocos, Argélia e afro-brasileiros.
O espaço que abriga o campeonato, batizado com o nome de um ícone do movimento negro brasileiro, abriga o Memorial Africano, que é composto por duas colunas que simbolizam a cultura e a educação e 54 totens que representam todos os países do continente africano.
Nos totens estão a bandeira de cada país, sua localização dentro do continente e placas que marcam as visitas de autoridades dos países. Além disso, o memorial é composto por um mosaico que forma o mapa do continente africano.

Festa no museu - No dia do aniversário da independência da Nigéria, domingo (1º/10), a Conipa fará uma celebração aberta e gratuita no Museu Paranaense. Serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre racismo, história e cultura da Nigéria e apresentações culturais. Ao final, haverá o corte de um bolo para simbolizar o aniversário.
O evento conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba, que vai ceder espaço, transporte e equipamentos para realização do campeonato de futebol e infraestrutura para as apresentações culturais.

Programação

24 de setembro
Horário: 9h às 15h
Local: Praça Zumbi dos Palmares (Rua Lothário Boutin, 374 – Pinheirinho)
Jogos de futebol com 8 times compostos por jogadores africanos, haitianos e brasileiros

30 de setembro
Horário: 14h
Local: Projeto A Arca de Noé (Rua Luiz França, 765, Cajuru)
Entrega de brinquedos arrecadados

1º de outubro
Horário: 11h às 18h
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, Alto São Francisco)
Teatro: Asa Omoluabi
Música: Coral Vozes da Angola, Zé Rodrigo, Michele Mara, Carine Luup, Kátia Drumond e Edwin Pitre Vasquez
Desfile de moda africana
Palestras e rodas de conversa sobre racismo, história e cultura da Nigéria
Apresentação do troféu e medalhas do campeonato de futebol
Corte do bolo de aniversário

Nenhum comentário:

Postar um comentário