terça-feira, 19 de setembro de 2017

Cândido de setembro recupera a geleia geral de Torquato Neto

A edição de setembro do jornal Cândido, editado mensalmente pela Biblioteca Pública do Paraná, revisita a trajetória de Torquato Neto (1944-1972). Morto há 45 anos, a sua obra será celebrada em 2017 por meio de um série de iniciativas, da publicação de uma coletânea de poemas a eventos literários.
Biógrafo de Torquato há pelo menos dez anos, o jornalista Toninho Vaz aborda em três textos o percurso intelectual desse multiartista tropicalista, que deixou sua marca em várias frentes da cultura brasileira - do jornalismo à MPB, passando também pelo cinema e literatura.
A edição também traz a transcrição do bate-papo com a escritora Ana Miranda, que participou do projeto “Um Escritor na Biblioteca” no mês de julho. A autora falou, entre outros assuntos, sobre as suas primeiras experiências de leitura, o convívio com Rubem Fonseca e a criação de Boca do inferno, obra que representou um divisor de águas em sua produção literária.
O escritor cearense José de Alencar ganha destaque na ampla reportagem assinada pelo jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos, que conta como o pesquisador Wilton José Marques localizou oito textos do autor que estavam perdidos no acervo do jornal Correio Mercantil (1848-1868). Inédito em livro, o material foi editado no recém-publicado Ao correr da pena (folhetins inéditos).
Entre os inéditos da edição, o Cândido publica contos de Edyr Augusto, Ana Maria Machado e Pedro Carrano, além de um poema de Francisco Alvim. A seção Cliques em Curitiba mostra o trabalho do músico e fotógrafo Denis Mariano.

O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, pelo correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário