segunda-feira, 1 de junho de 2020

Dia da República da Itália é celebrado em vídeo da Orquestra de Câmara


Inspirada pelo Dia da República da Itália, que tradicionalmente marca a realização do evento Mia Cara, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba divulga um vídeo em homenagem à cultura italiana nesta terça-feira (2), às 12h. A exibição será feita pelo Facebook da Capela Santa Maria e Fundação Cultural de Curitiba.
A gravação conta com exclusiva colaboração do italiano Roberto Molinelli (foto), na regência, e da russa radicada na Itália Anna Serova, na viola solo. Em virtude da covid-19, o trabalho foi remoto, feito por cada músico em sua casa, buscando fortalecer, mesmo que a distância, a parceria bem-sucedida com a comunidade italiana.
A obra executada é uma orquestração e releitura do compositor Roberto Molinelli sobre temas operísticos de Giuseppe Verdi, escrita especialmente para a Orquestra de Câmara.
Que a música de Verdi, gravada e transmitida nesses formatos tão necessários em tempos de pandemia, enalteça com todos os louvores a República, a cultura e o povo italianos, cuja marcante presença na história de Curitiba enraizou-se nos nossos corações”, diz o prefeito Rafael Greca.
Com o nome “Fantasia su temi di Giuseppe Verdi”, a composição contém duas árias: “Brindisi”, de La Traviata e “Di Quella Pira”, de Il Trovatore.
Se podemos criar música juntos, apesar dos milhares de quilômetros que nos separam, é a confirmação de que ela é a verdadeira linguagem universal", diz Molinelli.

PARCERIAS - Mia Cara é uma realização do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Embaixada da Itália em Brasilia e Solar do Rosário em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba.
A temporada 2020 da Camerata Antiqua de Curitiba tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Volvo. Uma realização de Icac, Fundação Cultural, Prefeitura de Curitiba, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário