segunda-feira, 8 de junho de 2020

Jovem pianista curitibano é atração em live da Unicultura


A Unicultura promove nesta quarta-feira (10), às 20h, em seu canal no Facebook (@unicultura.ong) uma nova live de música clássica. Desta vez, a atração é o recital do pianista Estefan Iatcekiw interpretando obras de Frédéric Chopin com a especialista em história da música, Liana Justus, dando informações contextualizadas sobre as peças tocadas. Originalmente apresentado em maio de 2019, na cidade de Medianeira, o concerto didático retorna com uma versão editada inédita dentro do Projeto Bravíssimo.
Curitibano de nascimento, Estefan iniciou no piano aos 5 anos de idade e, desde os 9 anos, é orientado pela pianista russa radicada em Curitiba, Olga Kiun. Em agosto de 2019, com apenas 15 anos de idade o musicista iniciou seus estudos no Conservatório Tchaikovsky de Moscou sendo o integrante mais jovem da instituição.
Além do extenso currículo de prêmios e apresentações, o jovem pianista tem como peculiaridade o chamado “ouvido absoluto” - a capacidade de identificar e reproduzir espontânea e acuradamente sons que tenha ouvido, como notas musicais. Fundado em 1866, o Conservatório Tchaikovsky teve o músico Piotr Ilitch Tchaikovsky como professor nomeado de Teoria Musical e Harmonia até 1878. Desde 1940, o conservatório ostenta o nome de Tchaikovsky.

PRESENTE - Outra atração para quem acompanhar a live é a oportunidade de ganhar o curso da professora Liana Justus “A Música Italiana”. Para receber acesso gratuito aos vídeos com as aulas basta publicar seu email durante a transmissão do recital.
Dividido em quinze aulas, o curso tem um pouco mais de uma hora de duração e trata das principais contribuições da música italiana. Do canto gregoriano, criado e cantado por monges italianos, passando pela criação do primeiro Conservatório de Música e a primeira impressão de partituras, até a música instrumental e o surgimento da ópera.

SOBRE O PROJETO - Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Frimesa, da Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar, apoio da Prefeitura Municipal de Medianeira, Rede Costa Oeste de Comunicação e Publicar Painéis o projeto Bravíssimo fomenta a música clássica instrumental por meio de uma programação anual de concertos. Os espetáculos acontecem em continuidade ao projeto da compra de um piano para a cidade de Medianeira, cujos objetivos estão focados em oferecer uma nova proposta cultural, com programação e formação de plateia. As apresentações são concertos didáticos que levam à população informações relevantes do segmento clássico musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário